Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Tudo sobre a modificação do San Andreas para San Andreas Multiplayer
killerboy
VIP
VIP
Mensagens: 2591
Registrado em: 10/02/2008 20:08
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: 2F4F4F
Imagem de Fundo: http://i48.tinypic.com/aagens.jpg
Localização: RS

Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por killerboy »

Tutorial feito por Toejam
-------------------------------
Bom pessoal, depois de fazer e aperfeiçoar está aí o meu tutorial de SA-MP, qualquer dúvida sobre ele poste aqui, espero que gostem ;)

Tutorial: Como criar um servidor de SA-MP

http://img246.imageshack.us/img246/9547 ... ampsj2.jpg

Primeiramente baixe o servidor para SA-MP: Aqui
Instale e depois abra o arquivo server.cfg no bloco de notas.
A primeira linha diz: echo Executing Server Config... , não mude nada nessa linha ou o servidor não irá funcionar.

Lanmode

Lanmode quer dizer modo de Lan, ou seja, só os jogadores que tiverem o IP do servidor poderão jogar, pois ele não
aparecerá na lista de servidores se você o ativar.

Para ativar coloque o número 1, assim: lanmode 1
Para desativar coloque o número 0, assim: lanmode 0

Lembrando que se estiver ativado só as pessoas que tem o IP nos favoritos poderão jogar, e se estiver desativado qualquer pessoa que ver ele na lista de servidores poderá jogar.

Maxplayers

Maxplayers, como já diz, é o número máximo de jogadores que você permitirá no seu servidor, então isso fica à sua escolha, lembrando que quanto mais jogadores tiver, mais lag o servidor terá.
Para editar basta colocar o número de jogadores que você permite, por exemplo, quero permitir 12 jogadores no máximo, então
vou deixar assim: maxplayers 12

Port

Port é a porta do seu servidor, a maioria dos servidores tem a porta 7777 , você pode escolher outra mas aconselho que não
mude. Se deixar a porta 7777, você agora terá que abrir essa porta no firewall do windows, para que os jogadores possam entrar no seu servidor, para isso vá em: Iniciar> Configurações> Conexões de rede, clique com o botão direito em conexão local e vá
em propriedades, clique na aba Avançado e clique no botão Opções. Abrirá a janela do firewall, então vá na aba Exceções e
clique no botão Adicionar Porta, que está logo abaixo. No nome da porta coloque samp-server e no Número da Porta coloque 7777
e dê OK. Pronto agora os players poderão entrar no seu servidor.

Hostname

Hostname é o nome do seu servidor. O nome que você colocar aqui vai ser o nome que as pessoas vão ver na lista de servidores.
Por exemplo, vou pôr o nome de BR Server, vai ficar assim: hostname BR Server

Gamemodes

Gamemode significa Modo de Jogo, ou seja, é o jogo que terá no seu servidor, seja de corrida, seja de missões. Você só poderá rodar 1 gamemode por vez. Vamos ver sobre um gamemode que já vem no servidor de SA-MP, o LVDM.
Ao entrar na pasta gamemodes que se localiza dentro da pasta do seu servidor, você verá um arquivo chamado lvdm.amx , esse arquivo é o gamemode que vai rodar no seu servidor.
Dentro da pasta gamemodes, tem uma pasta chamada src que significa source. Source é o arquivo do gamemode que você pode "editar", traduzir, mas não é em bloco de notas nem nada, é no Pawno , programa que se encontra na pasta pawno dentro da pasta do seu servidor.
Mas não edite tudo que é coisa, eu recomendo que você apenas traduza o básico,
por exemplo veja essa parte do retângulo em vermelho do arquivo lvdm.pwn na pasta src aberto no Pawno:

Se você for traduzir, mude apenas as palavras que eu vou mudar:

//------------------------------------------------------------------------------------------------------

public OnPlayerConnect(playerid)
{
GameTextForPlayer(playerid,"~w~SA-MP: ~r~Divirta-se no meu ~g~Servidor",5000,5);
SendPlayerFormattedText(playerid, "Bem-vindo à Las Venturas MoneyGrub, Para ajuda digite /help.", 0);
gActivePlayers[playerid]++;
gLastGaveCash[playerid] = GetTickCount();
return 1;
}

//------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em vez dessas palavras você pode colocar outras, mas não mude os comandos do pawno senão o servidor não funcionará.
Agora que você traduziu, aperte F5 para compilar seu gamemode, ou seja, torná-lo "Jogável". Se funcionar aparecerá essa mensagem:

http://img235.imageshack.us/img235/1859 ... lermn2.jpg

Se der algum erro foi porque você mudou algum comando do pawno ou traduziu algo que não podia, por exemplo, em uma parte tem o que o comando /givecash faz, e em outra parte tá escrito o comando que o jogador deve digitar pra fazer esse comando: /givecash,
se você mudar essa última parte para /dargrana por exemplo, já não vai funcionar pois não existe o que esse comando faz, existe apenas sobre o /givecash, então para funcionar você deverá mudar os dois, mas poderá ter um terceiro e dar erro novamente.

Após compilar e der certo, vai ser criado o arquivo lvdm.amx na pasta onde estava o lvdm.pwn que você traduziu.
Para fazer ele funcionar, você deverá fazer o seguinte:
Colocá-lo dentro da pasta gamemodes, abrir o server.cfg no bloco de notas e colocar ele como o primeiro gamemode seguindo a forma de como estava o segundo gamemode, por exemplo:

gamemode0 lvdm 1
gamemode1 sftdm 0

O número 0 depois da palavra gamemode indica que ele é o primeiro gamemode, e o número 1 depois da palavra lvdm indica que ele
é o gamemode que vai ser rodado. Se você quer por o gamemode sftdm devolta, faça ao contrário, assim:

gamemode0 sftdm 1
gamemode1 lvdm 0

Ao baixar um gamemode, ele poderá vir com dois arquivos, um na extensão .pwn que é o que você pode traduzir, e outro na extensão .amx que é o pronto pra jogar, pra você colocar ele no seu servidor faça como eu disse antes, e coloque o .pwn na pasta src dentro da pasta gamemodes, e o .amx dentro da pasta gamemodes e coloque o nome dele no server.cfg acima do primeiro gamemode.
OBS: Deixe apenas 1 vez o nome do gamemode no server.cfg, não é necessário deixar mais vezes desse jeito:
gamemode0 lvdm 1
gamemode1 lvdm 0

Admin Script

Se você quer ter variados comandos de administrador, deverá baixar um Admin Script. Ele virá com um arquivo em .amx, mas ele não é um gamemode, é um script, portanto pra fazer ele funcionar você deverá criar uma pasta dentro da pasta do seu servidor chamada filtercripts e colocar o arquivo dentro dela.
Depois abra o server.cfg no bloco de notas e escreva na última linha dele o seguinte:

filterscripts nomedoscript

No lugar de "nomedoscript" coloque o nome do arquivo que você botou na pasta filterscripts.
Para baixar scripts e gamemodes entre no site Fórum SAMP: http://forum.sa-mp.com/index.php?PHPSES ... board=10.0

Ou baixe o que eu (killerboy) achei mesmo... não sei se funciona:
adm.rar
Web Url

Web Url é o site do seu servidor. Se seu servidor tem site, coloque o aqui. Se não tem não coloque nada ou coloque "None".

Rcon Password

Rcon Password é a sua senha de administrador. Apenas com ela você poderá usar comandos de administrador, kickar, banir, ect.
Se você colocar uma senha fácil alguém pode descobrir e ficar sendo admin e banir todos do seu servidor, aí para tirar essa pessoa de ser admin você terá que mudar a senha. Digamos que sua senha seja k1ll3r79. Ficará assim:

rcon_password k1ll3r79

Para se logar como admin no seu servidor, entre nele e digite: /rcon login k1ll3r79

Com tudo feito, seu server.cfg deverá ficar assim (depende do nome dos seus arquivos e gamemodes):

http://img412.imageshack.us/img412/3637/serverjh9.jpg

Para deixar seu servidor on apenas deixe aberto o samp-server.exe
Para ver seu servidor, digite seu IP na lista dos favoritos, poderá ver seu IP no site: http://www.whatismyip.com
Para você jogar sozinho no seu servidor digite o IP 127.0.0.1:7777 (isso serve para testar gamemodes e etc.)

-------------------------------
Tutorial feito por Toejam
Editado pela última vez por killerboy em 05/03/2008 23:25, em um total de 1 vez.

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por deadmx »

Outro tutorial muito bom :mrgreen:

killerboy
VIP
VIP
Mensagens: 2591
Registrado em: 10/02/2008 20:08
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: 2F4F4F
Imagem de Fundo: http://i48.tinypic.com/aagens.jpg
Localização: RS

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por killerboy »

Editei, para coloca um script pra galera que não conseguiu achar um. :mrgreen:

Alisson

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por Alisson »

Muito bom pros plyer que nao sabem colocar servers

ToObi
VIP
VIP
Mensagens: 11408
Registrado em: 10/02/2008 18:53
Cor de Fundo: 3c535b
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/axjxSyL.jpg
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por ToObi »

Uiia
esse de adm funfa como? o_o
To com 5 de adm aqui :D

//--- o Tuto é bom xD, aprendi por aqui xD
Agora to tentando fazer um gm coolzinhu u_u'

LuCaS_
VIP
VIP
Mensagens: 3259
Registrado em: 14/05/2008 17:57
Sobre: É nóis q voa Timão campeão 2011
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Springfield
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por LuCaS_ »

ae, eu sei q ñ é muito legal ressussitar tópicos antigos mas é q quero tentar fazer u server de sa-mp e to com uma dúvida, mesmo quando eu to como samp-server.exe ligado parece q ñ tá, olhem só:
imagem.JPG
alguem sabe me dizer como resolvo isso?

ToObi
VIP
VIP
Mensagens: 11408
Registrado em: 10/02/2008 18:53
Cor de Fundo: 3c535b
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/axjxSyL.jpg
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por ToObi »

Lucas extreme escreveu:ae, eu sei q ñ é muito legal ressussitar tópicos antigos mas é q quero tentar fazer u server de sa-mp e to com uma dúvida, mesmo quando eu to como samp-server.exe ligado parece q ñ tá, olhem só:
imagem.JPG
alguem sabe me dizer como resolvo isso?
Tipow, tira print do teu server.cfg...
Pode ter dado algo erradu...
Oia o meu:
server.JPG
xD
;)

LuCaS_
VIP
VIP
Mensagens: 3259
Registrado em: 14/05/2008 17:57
Sobre: É nóis q voa Timão campeão 2011
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Springfield
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por LuCaS_ »

ae:
imagem.JPG

ToObi
VIP
VIP
Mensagens: 11408
Registrado em: 10/02/2008 18:53
Cor de Fundo: 3c535b
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/axjxSyL.jpg
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por ToObi »

Lucas extreme escreveu:ae:
imagem.JPG
Pow, vi de longe.
Muda o LanMode para 1
ficando lanmode 1
por que ele que deixa as pessoas entrarem. ;)

LuCaS_
VIP
VIP
Mensagens: 3259
Registrado em: 14/05/2008 17:57
Sobre: É nóis q voa Timão campeão 2011
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Springfield
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por LuCaS_ »

fiz isso ae mais ñ adianto :cry: :cry: será q é a port q eu to colocando errado ?? :cry:

ToObi
VIP
VIP
Mensagens: 11408
Registrado em: 10/02/2008 18:53
Cor de Fundo: 3c535b
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/axjxSyL.jpg
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por ToObi »

Lucas extreme escreveu:fiz isso ae mais ñ adianto :cry: :cry: será q é a port q eu to colocando errado ?? :cry:
Fecha o Samp.exe e depois abre de novo...se abrir e fechar rápidão, é por que tá com erro no Game Mode ;)

LuCaS_
VIP
VIP
Mensagens: 3259
Registrado em: 14/05/2008 17:57
Sobre: É nóis q voa Timão campeão 2011
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Springfield
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por LuCaS_ »

ja tentei trocar o gamemode mas ñ adianta, ele nunca aparece certo lá :(

o unico geito de eu jogar é daquele geito de teste q só eu jogo :(

ToObi
VIP
VIP
Mensagens: 11408
Registrado em: 10/02/2008 18:53
Cor de Fundo: 3c535b
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/axjxSyL.jpg
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por ToObi »

Lucas extreme escreveu:ja tentei trocar o gamemode mas ñ adianta, ele nunca aparece certo lá :(

o unico geito de eu jogar é daquele geito de teste q só eu jogo :(
Que jeito?
Tipow, fica o samp.exe aberto?
assim:
lala.JPG
._.
Pois tem bug que ele abre e depois de 2 segundos, fecha...
Pode ser tbm um Filter Script...

LuCaS_
VIP
VIP
Mensagens: 3259
Registrado em: 14/05/2008 17:57
Sobre: É nóis q voa Timão campeão 2011
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Springfield
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por LuCaS_ »

sim, fica ligado:
imagem.JPG
mas mesmo quando tava sem nenhum FS ele ñ funcionava certo :cry:

ToObi
VIP
VIP
Mensagens: 11408
Registrado em: 10/02/2008 18:53
Cor de Fundo: 3c535b
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/axjxSyL.jpg
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Aprenda a fazer um servidor de SA:MP!

Mensagem por ToObi »

Lucas extreme escreveu:sim, fica ligado:
imagem.JPG
mas mesmo quando tava sem nenhum FS ele ñ funcionava certo :cry:
uhm...
Eu hein...que estranho o_o

Responder