Quando GTA III era pesado

Grand Theft Auto III Series ( III e Liberty City Stories )
Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Quando GTA III era pesado

Mensagem por Tommy »

Li esse texto e fiquei espantado de tanto que as coisas evoluiran :o
Esse texto foi escrito em 2002 e GTA III pesa 700 mb
Hardmob escreveu:Muita gente está reclamando que GTA 3 é um jogo pesado, mal programado e que só roda bem em supercomputadores. Eu também tive esse problema para zerar GTA 3, pois minha placa de vídeo é uma TNT 2 “lixo” M64. Na 1º ilha dava media de 15 FPS e na 2º ilha dava media de 10 FPS e isso em 640x480 16 bits! Na minha opinião GTA 3 é até rápido demais para o que ele é realmente e pra mim ele é bem programado. Acredito que a solução desse “problema” seja trocar a placa de vídeo (uma R 8500 ou GF 3 ou GF 4 deve roda-lo bem 1024x768 32 bits). Vou falar agora porque GTA 3 é um jogo pesado.

Primeiramente temos que pensar de que é feito um jogo de computador. Um jogo 3D é composto basicamente de 3 entidades:

A) Um ambiente (espaço) 3D também chamado de mapa ou fase.
B) Polígonos (objetos) 3D que podem ser casas, carros, prédios, aviões, navios, pessoas, etc e que ficam dentro do ambiente (espaço) 3D.
C) Texturas (imagens) que preenchem o ambiente (espaço) 3D e os polígonos (objetos) 3D.

A geração de imagens 3D envolve muito calculo matemático pois tem que se calcular a posição dos vértices dos polígonos (objetos) 3D no ambiente (espaço) 3D, preencher as texturas no ambiente (espaço) 3D e nos polígonos (objetos) 3D e aplicar efeitos de iluminação e reflexo da luz. O que torna um jogo 3D rápido ou lento é o tamanho do ambiente (espaço) 3D, o número de polígonos (objetos) 3D, a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e a qualidade (resolução) das texturas. Quanto maior o ambiente (espaço) 3D, quanto maior o número de polígonos (objetos) 3D, quanto maior a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e quanto maior for a qualidade (resolução) das texturas mais lento será o jogo.

Todo jogo 3D tem dezenas de mapas ou fases e para sair de um e entrar em outro é preciso carrega-lo (loading) do HD para a memória pois só 1 mapa ou fase fica na memória. Jogos como MOHAA, RTCW e SOF 2 tem entre 30 e 60 mapas ou fases. Quem jogou GTA 3 viu que ele tem 3 ilhas e que para passar de uma para outra é preciso carrega-la (loading) para a memória. Logo concluímos que GTA 3 tem somente 3 mapas ou fases e se formos comparar com MOHAA, RTCW e SOF 2 cada ilha (mapa ou fase) teria o tamanho equivalente de 10 a 20 mapas ou fases desses jogos!! Talvez isso não fique tão nítido pelo fato de GTA 3 ser em 3º pessoa e vc andar direto de carro. Como o carro anda muito mais rápido que um pedestre então parece que as distancias percorridas são pequenas. Experimentem andar a pé de uma ponta a outra de uma ilha ou ir a pé de uma ilha a outra para vcs verem como são imensas!! Esse é um dos motivos que fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.

O outro motivo é a quantidade imensa de polígonos (objetos) 3D e a quantidade imensa de vértices desses: são centenas de casas, prédios, postes, pedestres e carros com dezenas ou centenas de vértices.

Embora a qualidade (resolução) das texturas não seja perfeita (e nem poderia ser se não seria impossível rodar o jogo), os outros 2 fatores acima compensam e fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.

Uma coisa que eu achei incrível é o tempo que leva para carregar (loading) uma ilha: é quase instantâneo! Alem disso da para ver partes de uma ilha quando se está em outra, é como se o jogo carrega-se uma ilha e parte da outra na memória.

Vinnieh
VIP
VIP
Mensagens: 5955
Registrado em: 24/07/2009 13:55
Sobre: Velhote Vinnieh, um dos vovô do site.
Cor de Fundo: 2F424F
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por Vinnieh »

Para você ver como é, vai ser a mesma coisa com o GTA IV, lá pra 2015 todo mundo vai poder rodar e dizer que "GTA Leve" hehe ;)

DoUgLaS D.P
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1520
Registrado em: 13/04/2010 13:03
Sobre: Aqui não é Big brother pra vc ficar dando espiadinha.
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Nova iguaçu

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por DoUgLaS D.P »

hehe, em 2030 até Crisys 2 vai ser leve.

srk1
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 579
Registrado em: 18/10/2009 02:34
Sobre: Enteressa?
Cor de Fundo: E8E8E8
Localização: Santo André-SP
Contato:

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por srk1 »

husahusauhsauh NOSSA pra ve como esse joguinho era pessado e hj em dia e uma....................... intao GTA IV no futuro será um GTA 3 de hj em dia uhasuhasusauh

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por Tommy »

o Vice City foi lançado uma ano depois e era quase 2gb, e msm assim foi o mais vendido do ano D:
todo mundo tinha pc bom

killerboy
VIP
VIP
Mensagens: 2591
Registrado em: 10/02/2008 20:08
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: 2F4F4F
Imagem de Fundo: http://i48.tinypic.com/aagens.jpg
Localização: RS

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por killerboy »

Bah hoje em dia quase não tem como acompanhar a tecnologia, eu por exemplo já cansei de investir em PC, tu compra uma PV boa e amanhã tem outra 10 vezes superior a ela.

Mas o bom é pensar que se o teu PC não roda os jogos de hoje em dia, roda os que já foram bons uma época, tipo GTA 3, Vice City e tal... O jogo não precisa ser de hoje para se divertir ;) .

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por Tommy »

falô tudo
daq uns anos um pc bom hj vai ta barato, e vc comprar os jogos de agora

Alan035
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1538
Registrado em: 29/06/2009 08:29
Cor de Fundo: 696969
Imagem de Fundo: http://images2.alphacoders.com/839/thumbbig-83980.jpg
Localização: MG
Contato:

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por Alan035 »

os pobres nunca irão acompanhar a tecnologia...como eu

FATO !

srk1
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 579
Registrado em: 18/10/2009 02:34
Sobre: Enteressa?
Cor de Fundo: E8E8E8
Localização: Santo André-SP
Contato:

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por srk1 »

GTA IV um dia vai ser um joguinho comum e os megas PCS de hj vao viram os ruinzao de HJ

inter um dia o GTA vai ser um joguinho ruim e os mega PCs apenas PCs COMUNS

DoUgLaS D.P
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1520
Registrado em: 13/04/2010 13:03
Sobre: Aqui não é Big brother pra vc ficar dando espiadinha.
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Nova iguaçu

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por DoUgLaS D.P »

GTA IV é levinho, pega até em windows 95.

Osmund Saddler

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por Osmund Saddler »

DoUgLaS D.P escreveu:GTA IV é levinho, pega até em windows 95.

Douglas em "De volta para o passado I"

ToObi
VIP
VIP
Mensagens: 11408
Registrado em: 10/02/2008 18:53
Cor de Fundo: 3c535b
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/axjxSyL.jpg
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por ToObi »

DoUgLaS D.P escreveu:hehe, em 2030 até Crisys 2 vai ser leve.
Crysis 2 vai ser mais leve que o Crysis 1 e o Warhead...

E o GTA IV nunca será 'levinho', porque é mal programado.
Eu mesmo já penso logo quando vou comprar o pc:
'O computador tem que rodar o GTA 5, Doom 4, Crysis 2, e qualquer jogo da nova geração, no máximo.'
Daqui a uns 2 anos, o mínimo de RAM que um jogo vai requerir, será 4GB, e o recomendado uns 6/8!

E já tá chegando as placas de vídeo de 4GB, então... rs
-
Em 2002 o máximo que tinha de VGA era o que?
FX 4400 de 64mb? O.O'

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por Tommy »

creio q GTA IV será levinho sim!
pois o GTA III com as explicações que eu vi por aí também era mal programado e feito as pressas, o que dá a pensar que tenha a mesmas história do GTA IV

ToObi
VIP
VIP
Mensagens: 11408
Registrado em: 10/02/2008 18:53
Cor de Fundo: 3c535b
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/axjxSyL.jpg
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por ToObi »

Tommy escreveu:creio q GTA IV será levinho sim!
pois o GTA III com as explicações que eu vi por aí também era mal programado e feito as pressas, o que dá a pensar que tenha a mesmas história do GTA IV
não é mal programado...

Eu tenho uma revista aqui da época que lançou o GTA III, que era tipo uma revolução em 3d... O pessoal cagava pelo GTA III, não tem noção @_@

GTA IV, são 18GB, GTA III era só 700mb. A diferença, explicita, não?
GTA IV levinho vai ser no GTA VI, rs

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Quando GTA III era pesado

Mensagem por deadmx »

Mas o problema era que o GTA III era mal programado mesmo, me lembro que eu só consegui jogar depois que eles lançaram o primeiro patch, e meu computador não era ruim para época

Responder