GTA IV

Grand Theft Auto IV
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cooker
Difficulty: Medium
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GTA IV

Mensagem por cooker »

Grand Theft Auto IV é o primeiro jogo da Rockstar Games para Playstation 3 e Xbox 360. Usa a engine gráfica RAGE e a engine física Euphoria. A Rockstar Games desenvolveu, junto com a RAGE e Euphoria, grandes e lindos gráficos. As engines mostraram, nos trailers do jogo, serem muito eficientes, com gráficos bem trabalhados em diversos elementos (cidade, veículos, etc.) e uma física muito bem elaborada para personagem e pedestres.

A cidade está mais fluída, com pedestres mais interativos nas diferentes horas do dia, tráfego diferenciado, direção mais precisa, movimentos das pessoas mais macios. Além disso, há uma maior interatividade das pessoas umas com as outras: lendo livros, jogando coisas na rua etc. A cidade do jogo está mais realista, tornando-se mais parecida com uma metrópole moderna, cheia de publicidade, pedestres apressados, prédios altos e abundantes nas regiões centrais e uma aparência mais tranqüila em áreas residenciais.

Outra novidade do jogo é a inexistência de loadings na entrada de algum edifício ou apartamento, até mesmo quando você sair de um determinado ponto da cidade para outro.

O clima e as reações visuais do ambiente foram melhoradas, havendo maior profusão de transparências, luz, clima mais trabalhado e efeitos de sombras interessantes. Além disso, a iluminação dos objetos, agora, está mais trabalhada, com variação de cores. As texturas do céu e do solo foram modificadas e água do mar tem muito mais refração. Junto ao novo visual do clima e dos objetos, o ambiente ganha muito mais variações nas diferentes partes do dia.

Na física, ganha destaque os movimentos que o personagem principal faz no segundo trailer. Graças a engine física Euphoria, o caminhar está mais fluido e leve, saltos mais realistas. Agora, movimentos como agachar e deitar estão mais evidentes.


Cidade
A cidade de GTA IV é, novamente, Liberty City, cidade onde se passou GTA III. A cidade do jogo é inspirada em Nova Iorque, mas, quem espera uma cidade igualzinha à Liberty City do GTA III, engana-se, pois esta é uma cidade moderna, com uma verossimilhança nunca antes conseguida num GTA. Liberty City é recriada com todos os distritos de Nova Iorque, com exceção do distrito de Staten Island, que foi omitido, e é substituído por uma parte de Nova Jersey. Os distritos da cidade foram renomeados nesta nova Liberty City:

Manhattan: Algonquin
Brooklyn: Bronker
Queens: Dukes
Bronx: Bohan
New Jersey: Alderney
Niko, o protagonista, não poderá pilotar aviões. A Rockstar diz que isso é desnecessário, pois o jogo só tem uma cidade (só para que a cidade se pareça maior que San Andreas). Há quem diga, também, que a ausência de aviões no jogo pode estar ligada ao incidente do World Trade Center. No entanto, haverá helicópteros. Não haverá áreas rurais ou desérticas, mas sim, uma massiva concentração urbana.


Multiplayer
Os modos online multiplayer suportam até 16 jogadores (32 na versão para PC) simultâneos com 7 modalidades principais: [3] [4]


Tecnologia e Plataformas
As tecnologias utilizadas no desenvolvimento de GTA IV foram a RAGE (Rockstar Advanced Game Engine) para os gráficos e a Euphoria para a física.

A versão Xbox 360 terá conteúdo exclusivo que serão dois episódios que vão expandir o jogo com novas areas e missões. O primeiro episódio está previsto para o final de 2008 e o outro para 2009 [5]. Para jogar online, é preciso ser assinante da Xbox Live.

A versão PlayStation 3 requer instalação obrigatória no HDD, ocupando 3,7 GB. Para jogar online na PlayStation Network (PSN) não é preciso pagar taxas extras.

Dia 6 de agosto de 2008 , quarta-feira, as empresas Rockstar Games e Take-Two Interactive confirmaram uma versão de Grand Theft Auto IV para os computadores. Lançado originalmente para Xbox 360 e PlayStation 3 em 29 de abril, o jogo simplesmente demoliu todas as expectativas e quebrou recordes de todos os tipos.

Os PCs receberão o jogo ainda em 2008, mais precisamente no dia 02 de dezembro (Estados Unidos) segundo o web-site da RockStar Games. Um dia depois, os europeus terão acesso ao game. De acordo com Sam Houser, fundador da Rockstar Games, o jogo tem um visual muito belo no PC e funciona extremamente bem. O que até à data (11 de Dezembro de 2008) ainda não se verificou com todos os utilizadores pois existe muito jogados a queixar-se da falta de fluidez durante o jogo e tendo sido a própria nVidia, por exemplo, a lançar novos drivers propositados para quem pretendesse usar as suas gráficas para jogar GTA IV com melhor fluidez. A Rockstar Games já enviou no entanto um patch para a Microsoft, o qual ainda está a aguardar aprovação e, possívelmente, alguns acrescentos. Estas não são, contudo, noticias oficiais da Rockstar Games, que até à data ainda não anunciou com certeza nenhum release de um patch para resolver os inúmeros problemas dos jogadores.

Os usuários dos computadores poderão experimentar um novo modo online para partidas entre vários jogadores. Com isso, Niko Bellic e seus companheiros aparecerão novamente de maneira brilhante em Liberty City, o "plágio" de Nova Iorque.

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