Carros Raros! (DE VOLTA!) #18 / Jaguar XJ220
Enviado: 30/04/2014 22:46
Olá, amigos e amigas do Cadê o Game!
Após uma longa temporada afastado do site por problemas pessoais (maldito ensino médio...), eu volto para ajudar nessa recessão pela qual o nosso querido site tem passado. Inclusive, volto com a minha série na seção de Automóveis (que andou bem abandonada...), que como eu pude ler no tópico do episódio 17, deixou saudade entre algumas pessoas daqui.
Sem enrolar mais, apresento aqui um carro superesportivo inglês que ficou conhecido por registrar o recorde de carro mais rápido do mundo... Por alguns meses: O Jaguar XJ220.
http://static.cargurus.com/images/site/ ... 29036.jpeg
Esta belezura aí foi desenvolvida a partir do fim dos anos 80/começo dos anos 90 pela divisão de alta performance da empresa, a JaguarSport. O veículo, apresentado pela primeira vez em 1988, criou um alvoroço enorme entre a mídia especializada e os fãs de esportivos. Um carro de passeio, criado para ser um típico 2-Seater para combater a Porsche 959 e a Ferrari F40 (dois carros que, na época, disputavam o lugar como melhor carro do mundo). Em 1990, a Jaguar anunciava o início da pré-venda de 536 mil dólares (!), que surpreendentemente mais de 1500 pedidos foram feitos em poucas semanas. O carro parecia ter tudo para entrar para a história como um verdadeiro símbolo de prestígio e status, mas algumas coisas deram errado...
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... xVZwRE_i1w
Inicialmente, o Jaguar estava programado para ser lançado com um motor V12 (o mesmo do Lister Storm, carro do qual falei no primeiro episódio da série), mas vários problemas de espaço, ajuste e até mesmo emissões forçaram os desenvolvedores do carro a procurar outra alternativa a esse motor. Surgiu então a ideia de implantar um motor V6 Biturbo no carro, junto com a substituição da tração integral por tração traseira. Isso gerou uma onda de criticismo por parte dos potenciais compradores, embora este motor gerasse mais potência que o V12 da época (cerca de 550 cavalos, 25 a mais que o motor do protótipo). No fim das contas, várias das promessas que a Jaguar havia feito ao público e aos seus compradores acabaram não concretizadas, causando problemas tão grandes que alguns clientes inclusive recusaram receber o veículo da companhia. A empresa chegou a PROCESSAR alguns dos proprietários dos carros, por não cumprirem com os acordos de compra...
http://www.blogcdn.com/www.autoblog.com ... ay_opt.jpg
A mecânica do carro, como dito anteriormente, era um V6 Biturbo de 550 cavalos que trabalhava em conjunto com uma transmissão manual de cinco marchas (uma sexta marcha, segundo os engenheiros na época, era desnecessária devido às características do motor). Infelizmente, como todo motor turbinado da época, uma coisa assombrava o XJ220: O Turbo Lag. Isso causava sérios problemas de dirigibilidade no carro, que levava bastante tempo para "encher" a turbina e fornecer o desempenho esperado. Jeremy Clarkson, um dos maiores jornalistas automotivos, foi um dos que criticaram este problema.
http://www.ferraris-online.com/cars/JA- ... 019Web.jpg
O interior do carro era superior ao padrão de acabamento dos superesportivos daquele tempo: Volante de quatro raios, bancos de couro, rádio, ar condicionado e o painel completo eram alguns diferenciais. Isso chegou a causar revolta entre alguns puristas, que afirmavam que o carro era "confortável demais". É só entrar na Ferrari F40 (que não tem nem maçaneta para abrir a porta) que você entenderá.
http://www.avtosport.ru/upload/customfi ... 20_int.jpg
As vendas do carro foram um verdadeiro pesadelo: Das 350 unidades previstas, apenas 275 foram feitas, sendo que algumas só foram vendidas em 1997 (5 anos depois do lançamento!). A recessão de 1994 também causou muitos problemas, visto que vários compradores não puderam pagar pelos carros. As mudanças nos projetos antigos causaram muitas dores de cabeça entre a empresa e os compradores, que não sabiam se deveriam aceitar o carro ou simplesmente rasgar o contrato, frente a tantos defeitos na negociação. Para a Jaguar, isso permanece até hoje como um dos maiores erros da companhia e muitos prejuízos foram acumulados com a produção do mesmo.
Espero que vocês tenham gostado! Em breve farei uma enquete para decidir qual será o próximo carro a ser avaliado na série. Vocês escolherão, como nos velhos tempos!
Galeria de Fotos - Olha que delícia de carro :mrgreen: :
http://www.automotoportal.com/media/ima ... 3001.6.jpg
http://www.gtspirit.com/wp-content/uplo ... Canepa.jpg
http://images04.olx-st.com/ui/1/14/33/1731133_1.jpg
http://www.gtspirit.com/wp-content/uplo ... _xj220.jpg
http://www.encontracarros.com/upload/ja ... ado-01.jpg
(Nesta foto, um XJ220 se encontra em más condições nas ruas de Dubai...)
http://1.bp.blogspot.com/-EjVr8QpNReY/T ... -XJ220.jpg
http://www.autodrome-cannes.com/jaguar_ ... hts-on.jpg
http://www.popular-deutsh.com/images/jaguar_xj220/3.jpg
Obrigado por ver o post!
LoucurasdoPortal
Após uma longa temporada afastado do site por problemas pessoais (maldito ensino médio...), eu volto para ajudar nessa recessão pela qual o nosso querido site tem passado. Inclusive, volto com a minha série na seção de Automóveis (que andou bem abandonada...), que como eu pude ler no tópico do episódio 17, deixou saudade entre algumas pessoas daqui.
Sem enrolar mais, apresento aqui um carro superesportivo inglês que ficou conhecido por registrar o recorde de carro mais rápido do mundo... Por alguns meses: O Jaguar XJ220.
http://static.cargurus.com/images/site/ ... 29036.jpeg
Esta belezura aí foi desenvolvida a partir do fim dos anos 80/começo dos anos 90 pela divisão de alta performance da empresa, a JaguarSport. O veículo, apresentado pela primeira vez em 1988, criou um alvoroço enorme entre a mídia especializada e os fãs de esportivos. Um carro de passeio, criado para ser um típico 2-Seater para combater a Porsche 959 e a Ferrari F40 (dois carros que, na época, disputavam o lugar como melhor carro do mundo). Em 1990, a Jaguar anunciava o início da pré-venda de 536 mil dólares (!), que surpreendentemente mais de 1500 pedidos foram feitos em poucas semanas. O carro parecia ter tudo para entrar para a história como um verdadeiro símbolo de prestígio e status, mas algumas coisas deram errado...
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... xVZwRE_i1w
Inicialmente, o Jaguar estava programado para ser lançado com um motor V12 (o mesmo do Lister Storm, carro do qual falei no primeiro episódio da série), mas vários problemas de espaço, ajuste e até mesmo emissões forçaram os desenvolvedores do carro a procurar outra alternativa a esse motor. Surgiu então a ideia de implantar um motor V6 Biturbo no carro, junto com a substituição da tração integral por tração traseira. Isso gerou uma onda de criticismo por parte dos potenciais compradores, embora este motor gerasse mais potência que o V12 da época (cerca de 550 cavalos, 25 a mais que o motor do protótipo). No fim das contas, várias das promessas que a Jaguar havia feito ao público e aos seus compradores acabaram não concretizadas, causando problemas tão grandes que alguns clientes inclusive recusaram receber o veículo da companhia. A empresa chegou a PROCESSAR alguns dos proprietários dos carros, por não cumprirem com os acordos de compra...
http://www.blogcdn.com/www.autoblog.com ... ay_opt.jpg
A mecânica do carro, como dito anteriormente, era um V6 Biturbo de 550 cavalos que trabalhava em conjunto com uma transmissão manual de cinco marchas (uma sexta marcha, segundo os engenheiros na época, era desnecessária devido às características do motor). Infelizmente, como todo motor turbinado da época, uma coisa assombrava o XJ220: O Turbo Lag. Isso causava sérios problemas de dirigibilidade no carro, que levava bastante tempo para "encher" a turbina e fornecer o desempenho esperado. Jeremy Clarkson, um dos maiores jornalistas automotivos, foi um dos que criticaram este problema.
http://www.ferraris-online.com/cars/JA- ... 019Web.jpg
O interior do carro era superior ao padrão de acabamento dos superesportivos daquele tempo: Volante de quatro raios, bancos de couro, rádio, ar condicionado e o painel completo eram alguns diferenciais. Isso chegou a causar revolta entre alguns puristas, que afirmavam que o carro era "confortável demais". É só entrar na Ferrari F40 (que não tem nem maçaneta para abrir a porta) que você entenderá.
http://www.avtosport.ru/upload/customfi ... 20_int.jpg
As vendas do carro foram um verdadeiro pesadelo: Das 350 unidades previstas, apenas 275 foram feitas, sendo que algumas só foram vendidas em 1997 (5 anos depois do lançamento!). A recessão de 1994 também causou muitos problemas, visto que vários compradores não puderam pagar pelos carros. As mudanças nos projetos antigos causaram muitas dores de cabeça entre a empresa e os compradores, que não sabiam se deveriam aceitar o carro ou simplesmente rasgar o contrato, frente a tantos defeitos na negociação. Para a Jaguar, isso permanece até hoje como um dos maiores erros da companhia e muitos prejuízos foram acumulados com a produção do mesmo.
Espero que vocês tenham gostado! Em breve farei uma enquete para decidir qual será o próximo carro a ser avaliado na série. Vocês escolherão, como nos velhos tempos!
Galeria de Fotos - Olha que delícia de carro :mrgreen: :
http://www.automotoportal.com/media/ima ... 3001.6.jpg
http://www.gtspirit.com/wp-content/uplo ... Canepa.jpg
http://images04.olx-st.com/ui/1/14/33/1731133_1.jpg
http://www.gtspirit.com/wp-content/uplo ... _xj220.jpg
http://www.encontracarros.com/upload/ja ... ado-01.jpg
(Nesta foto, um XJ220 se encontra em más condições nas ruas de Dubai...)
http://1.bp.blogspot.com/-EjVr8QpNReY/T ... -XJ220.jpg
http://www.autodrome-cannes.com/jaguar_ ... hts-on.jpg
http://www.popular-deutsh.com/images/jaguar_xj220/3.jpg
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LoucurasdoPortal