Página 1 de 1

Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 20/12/2013 20:46
por LoucurasdoPortal
Olá, pessoal do CoG! Como previsto pela enquete que fiz para decidir qual carro ganharia o "sorteio", o carro que falarei hoje é o Emme-Lotus 422T, um sedã brasileiro que tinha grandes chances de conquistar parte do mercado brasileiro de veículos de luxo, mas acabou passando por inúmeros problemas de projeto e de licenciamento e levou a pequena empresa à bancarrota.

http://flaviogomes.warmup.com.br/wp-con ... me-001.jpg

A Emme foi uma empresa fundada em meados dos anos 90 no Brasil, época em que o setor automotivo brasileiro estava "pegando fogo" após o início das importações de veículos. Em 1997, a companhia apresentava o seu carro-chefe: O 422T, um sedã de grande porte que possuía diversos atributos e inovações. Entre elas destacava-se a sua carroceria feita totalmente em VeXtrim, um material patenteado pela própria empresa que era baseado em plástico injetado. Esse material garantia muita resistência ao veículo, e era considerado como um dos melhores substitutos da fibra de vidro. A Emme inclusive teve planos de vender o 422T na Europa, mas o carro não condizia com as regras de segurança do continente.

http://cdn.jalopnik.com.br/wp-content/u ... /imc2g.gif

Logo em 1997, a Megastar (dona da Emme) instalaria-se em Pindamonhangaba, onde construiu uma fábrica e investiu cerca de 150 milhões de reais. O que soava estranho era o fato da empresa não liberar sequer um dado do veículo à empresa; Praticamente tudo o que sabia-se do carro era liberado por meio da própria prefeitura da cidade. Mesmo assim, a companhia tinha conseguido bastante atenção da mídia, ainda mais considerando o fato de que a indústria nacional da época resumia-se a Ford, GM, Fiat e VW.
No fim do ano, o carro finalmente era apresentado no Brasil Motor Show (em uma época em que o Salão do Automóvel ainda era bastante restrito às maiores empresas): Um veículo grande e espalhafatoso, que supostamente teria mais de 85% das peças feitas em solo nacional.

http://cdn.jalopnik.com.br/wp-content/u ... %B3vel.gif

A motorização seria basicamente composta por dois modelos: Um 2.0 (que possuía estranhas semelhanças técnicas com a família EA da Volkswagen, como o diâmetro dos pistões, o que geraria bastante desconfiança em relação ao motor) que acabou por não ser produzido, e a verdadeira cereja do bolo: Um 2.2 Turbo, derivado da Lotus inglesa e com 264 cavalos, que possuía argumentos bastante convincentes: Além de ter sido usado no Esprit dos anos 80, tinha uma velocidade máxima de 273 KM/H e 0 a 100 KM/H em 5 segundos. Bastante suspeito para um veículo de mais de 1.500 quilos e um motor de menos de 270 cavalos...

http://img2.mlstatic.com/emme-422turbo- ... 0_1620.jpg

Em 1998, a Megastar abriria uma loja em São Paulo, que fecharia logo depois. Sendo assim, a empresa foi atrás de investidores, mas não obteve sucesso. Em 2000, a companhia declarava falência. Mas isso parecia suspeito demais: Uma empresa multinacional de 200 milhões de reais, com uma parceria com a Lotus, fecharia após cinco anos em operação e finalizando somente 10 carros? Foi com estes questionamentos que um grupo de compradores do veículo foram atrás de respostas direto na secretaria do desenvolvimento de Pindamonhangaba. Estranhamente, ninguém possuía respostas, nem sequer sabiam onde encontrar os acionistas da Megastar.

http://cdn.jalopnik.com.br/wp-content/u ... 9/fact.gif

Insatisfeitos, os donos foram atrás das informações e chegaram a umas conclusão inesperada: A Emme nunca tinha feito acordo nenhum com a Lotus. A única coisa que aconteceu foi a compra dos motores que sobraram da linha de produção da companhia inglesa, que não utilizaria mais os motores em decorrência dos novos motores V8 que empregariam no Esprit. Inclusive, a compra só foi concretizada porque os motores eram defeituosos, e somente 2 entre 10 deles estavam em boas condições de uso. A Lotus percebeu que seria uma boa oportunidade para livrar-se dos motores que sobraram, e os cedeu à Emme.
Outros problemas do carro incluíam sua própria carroceria de VeXtrim; O material não permitia que peças sobressalentes fossem adaptadas no veículo. Deste modo,se você batesse seu 422-T, provavelmente você teria que trocar a seção inteira (por exemplo, se o para-lama fosse danificado, então lá iriam junto pára-choque, faróis, capô...). Esses defeitos de encaixe repetiam-se no interior, cheio de vãos, rebarbas e desníveis acentuados. O interior também não era exatamente funcional: O painel central tinha mais de 30 botões, que tinham funções das mais variadas (que iam da ventilação até o comando dos vidros elétricos).

http://cdn.jalopnik.com.br/wp-content/u ... /imc4g.gif

Um dos proprietários, que era engenheiro, notou que nada mais de 15 milhões foram gastos durante o processo inteiro, o que representava apenas 10% do que a Megastar havia apresentado à prefeitura da cidade. Com essa quantidade de dinheiro, seria impossível levantar uma empresa com tanta demanda no mercado nacional. Pior ainda, se a empresa realmente pudesse importar o carro para a Europa (o que não se concretizou devido às leis de segurança bastante rígidas do continente).

http://cdn.jalopnik.com.br/wp-content/u ... /imb2g.gif

Sendo assim, a empresa atolou-se em multas e condenações de fraude e acabou por fechar as portas em 2000. Até hoje, pouco se sabe sobre o carro e sua empresa: Documentos são extremamente escassos, fotos e vídeos também são muito raros. Por estes e vários outros problemas, a empresa permaneceu misteriosa, enquanto os infelizes proprietários de seus veículos tentavam entender o que realmente estava acontecendo.

Galeria de Fotos - Mais algumas fotos deste projeto promissor, mas esquecido no tempo:

http://cdn.jalopnik.com.br/wp-content/u ... /imb3g.gif

http://quatrorodas.abril.com.br/galeria ... sil_01.jpg

http://carronews.tudoaver.com.vc/wp-con ... bancos.jpg

http://www.fantasycars.com/gallery/Cars ... _422t1.jpg

http://flaviogomes.warmup.com.br/wp-con ... /emme2.jpg

http://flaviogomes.warmup.com.br/wp-con ... me-008.jpg

Obrigado por ver o Post! Se gostou, comente aí embaixo, fale o que achou e dê um joinha amigão :D

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 20/12/2013 20:55
por 379Felipe
Carrinho um pouco feio hein?
Creio que se eles "realmente investissem", poderia ter dado certo :/

Mas só me restou uma dúvida, eles investiram "apenas" 15 milhões porque era oque podiam, ou não, eles poderiam ter investido mais e talz?

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 20/12/2013 21:02
por Free Bird
Ele não é muito bonito não, mas é rápido e luxuoso pra um carro brasileiro dos anos 90, seria legal se fosse fabricado até hoje. Bom post Loucuras.

E ai Collor? Esse num é carroça não né?

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 20/12/2013 21:09
por Death
A frente dele é meio esquisita, mas o resto dele me lembra um carro que eu não me lembro muito bem o nome

Off-topic:

Loucuras você aceita sugestões pro próximo post Carros Raros ? Eu conheço um carro bem bacana (e raro também, claro :mrgreen: ) se você aceita eu te envio a foto

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 20/12/2013 21:14
por LoucurasdoPortal
Death escreveu:Loucuras você aceita sugestões pro próximo post Carros Raros ? Eu conheço um carro bem bacana (e raro também, claro :mrgreen: ) se você aceita eu te envio a foto
Claro cara, sou todo ouvidos ;)

Se ele ainda não estiver na minha lista, eu ponho na próxima votação.
379Felipe escreveu:Mas só me restou uma dúvida, eles investiram "apenas" 15 milhões porque era oque podiam, ou não, eles poderiam ter investido mais e talz?
Eles, na verdade, mentiram para a prefeitura dizendo que iriam torrar mais de 150 milhões no projeto. Então o prefeito cedeu um terreno enorme para a construção da fábrica, fez uma baita propaganda da Emme e tals... Mas no fim das contas, tudo o que os empresários desembolsaram foi 15 milhões. Estranhamente, até hoje quase não se sabe sobre esse caso, então são poucas as informações para averiguar as teses dos pesquisadores...

Basicamente, eles TINHAM que gastar os 150 milhões. Mas não foi isso o que aconteceu... Foi tudo uma questão de Marketing, só que a Megastar acabou por não conseguir investidores e faliu, deixando muuuuitas dívidas para trás com a prefeitura de Pindamonhangaba.

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 20/12/2013 21:21
por Death
LoucurasdoPortal escreveu:
Death escreveu:Loucuras você aceita sugestões pro próximo post Carros Raros ? Eu conheço um carro bem bacana (e raro também, claro :mrgreen: ) se você aceita eu te envio a foto
Claro cara, sou todo ouvidos ;)

Se ele ainda não estiver na minha lista, eu ponho na próxima votação.
Vou postar a foto dele aqui mesmo, não sei se você já fez um post sobre ele:
Citroen GT
http://www.citroenliberte.com.br/blog/w ... oncept.jpg

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 20/12/2013 21:23
por LoucurasdoPortal
Death escreveu:[img]
Boa pedida, sei bastante desse carro mas nem tinha me lembrado ;)

Na próxima votação eu já ponho ele contra outro carro, que ainda não revelarei :D

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 21/12/2013 01:54
por PHGAMER
Como sempre ótimo post e o carro é bem feinho mesmo.

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 21/12/2013 10:28
por 379Felipe
LoucurasdoPortal escreveu:
379Felipe escreveu:Mas só me restou uma dúvida, eles investiram "apenas" 15 milhões porque era oque podiam, ou não, eles poderiam ter investido mais e talz?
Eles, na verdade, mentiram para a prefeitura dizendo que iriam torrar mais de 150 milhões no projeto. Então o prefeito cedeu um terreno enorme para a construção da fábrica, fez uma baita propaganda da Emme e tals... Mas no fim das contas, tudo o que os empresários desembolsaram foi 15 milhões. Estranhamente, até hoje quase não se sabe sobre esse caso, então são poucas as informações para averiguar as teses dos pesquisadores...

Basicamente, eles TINHAM que gastar os 150 milhões. Mas não foi isso o que aconteceu... Foi tudo uma questão de Marketing, só que a Megastar acabou por não conseguir investidores e faliu, deixando muuuuitas dívidas para trás com a prefeitura de Pindamonhangaba.
Então meio que foi uma tentativa de marketing fail pra conseguir investidores, não? Pois parece que não tinham toda essa grana...

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 21/12/2013 10:31
por LoucurasdoPortal
379Felipe escreveu:Então meio que foi uma tentativa de marketing fail pra conseguir investidores, não? Pois parece que não tinham toda essa grana...
Foi bem isso. Seria mais ou menos um meio de mostrar que a empresa era "confiável", afinal, uma empresa de 150 milhões não é brincadeira não :)

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 21/12/2013 11:46
por RiiCK
PHGAMER escreveu:Como sempre ótimo post e o carro é bem feinho mesmo.
Verdade .

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 21/12/2013 13:10
por andreasfreak
Achei piada a iniciativa da Lotus de se aproveitar dessa empresa para se desfazer desses motores defeituosos, que a própria empresa acabou por usar nesse projeto.

Realmente, muito pior que todas essas confusões de financiamentos, era o fato do carro não ser muito funcional principalmente pela composição da carroceria... logo isso iria fazer com que o projeto estivesse condenado ao fracasso mesmo que não tivessem acontecido essas confusões de financiamento.

História interessante, esse é só mais um daqueles projetos que "aparentemente" tinham tudo para dar certo mas que afinal ficaram parados no tempo, gostei :mrgreen:

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 21/12/2013 15:41
por LoucurasdoPortal
O problema da carroceria só foi descoberto depois da confecção dos carros, pois não foram feitos muitos estudos encima do material... No lado bom, ele era 100% reciclável, além de ser mais resistente e leve que o aço.

Re: Carros Raros! (Emme-Lotus 422-T) #16

Enviado: 26/12/2013 19:44
por Italo77
Essa empresa foi o q podemos chamar de um fracasso total, infelizmente ela era brasileira.