100 anos da Grande Guerra

Assuntos profundamente discutidos com respeito.
Responder
OsmundSaddler
VIP
VIP
Mensagens: 378
Registrado em: 04/10/2011 19:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://semradar.com.br/wp-content/uploa ... aper-1.jpg

100 anos da Grande Guerra

Mensagem por OsmundSaddler »

Há 100 anos, no dia 28 de Julho de 1914, se iniciava a Primeira Guerra Mundial com a declaração de guerra do Império Austro-Húngaro contra a Sérvia.

O G1 publicou uma matéria bem interessante sobre o conflito:
G1 escreveu:Nos anos que antecederam a 1ª Guerra Mundial, a Europa vivia um clima de rivalidade entre as grandes potências, que disputavam colônias na África e na Ásia, além de territórios dentro do próprio continente.
Em um período chamado de "paz armada" (1871-1914), esses países protagonizaram uma corrida armamentista que aumentava a tensão nas relações internacionais. O continente era um barril de pólvora e bastava uma faísca para que explodisse. O estopim foi um crime político.

O fato que culminou na 1ª Guerra Mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro, e de sua mulher, Sofia. Eles foram vítimas de um atentado durante visita a Sarajevo – ato com importante conteúdo político, pois buscava demonstrar o domínio austríaco sobre a região.

O crime aconteceu em 28 de junho de 1914. O autor dos disparos foi Gavrilo Princip, estudante sérvio-bósnio ligado a uma organização nacionalista. Um mês depois, em 28 de julho, o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia, dando início ao confronto.

Diante da declaração de guerra dos austríacos, os russos se mobilizam para ajudar os sérvios, seus "irmãos" eslavos dos Bálcãs. No dia 3 de agosto de 1914, a Alemanha, aliada dos austríacos, declara guerra à França. O exército alemão avança rumo à França.

Por causa da política de alianças, em pouco tempo praticamente toda a Europa está envolvida no conflito. De um lado estavam os países da Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro) e, do outro, a Tríplice Entente (Reino Unido, França e Rússia).
Em maio de 1915, a Itália, que pertencia à Tríplice Aliança (mas até então estava neutra), declara guerra ao Império Austro-Húngaro e muda de lado, indo a combate do lado da Entente, em troca da promessa de receber territórios.

Apesar de ser um conflito essencialmente europeu, a guerra envolveu os Estados Unidos e o Japão, e as colônias das potências da Europa também foram campos de batalha.

Em outubro de 1917, o Brasil declarou guerra à Alemanha pela mesma razão dos Estados Unidos: meses antes, navios mercantes brasileiros haviam sido afundados por submarinos alemães. Sua participação, porém, foi pequena e teve poucos reflexos na guerra.A primeira fase da guerra foi marcada pela Batalha de Fronteiras. O exército alemão tentava chegar a Paris pelos limites da França com a Alemanha e a Bélgica – até então um país neutro.

Após vencer a resistência das forças belgas, os alemães conseguiram entrar em território francês pela fronteira do país. Em apenas um dia, 22 de agosto de 1914, 27.000 soldados franceses foram mortos, na mais importante perda para as tropas do país. Uma das principais caraterísticas dos confrontos foi o uso de trincheiras – frentes estáticas escondidas em valas cavadas no chão, protegidas por arame farpado.

Foi em território francês que se travaram as principais batalhas da guerra. As mais devastadoras foram as de Verdun e Somme. A primeira durou de fevereiro a dezembro de 1916. O exército francês empenhou todos seus esforços para conter as investidas alemãs no nordeste do país. A batalha terminou com mais de 700.000 baixas.

A segunda começou em julho de 1916 e durou cerca de cinco meses. Os exércitos da França e da Grã-Bretanha investiram contra a linha de defesa alemã na região do Rio Somme, mas não tiveram êxito. Foi o conflito mais letal da guerra, com 1,2 milhão de vítimas – entre mortos e feridos de ambos os lados.

As duas batalhas ocorridas na região do Rio Marne, no leste de Paris, foram decisivas. A primeira, em setembro de 1914, foi a contraofensiva franco-britânica que conteve o avanço das tropas alemãs – que já haviam ocupado parte da Bélgica, invadido a França e se encontravam a menos de 40 km da capital francesa. O general que comandava as tropas recrutou todos os táxis de Paris para levar cerca de 4.000 homens ao fronte.

Dois anos depois, já com os Estados Unidos lutando na guerra no lado da França e da Grã-Bretanha, houve a segunda batalha do Marne, que marcou o início do recuo geral das forças alemãs. Em julho de 1918, com a ajuda dos americanos, os exércitos aliados conseguiram barrar o avanço do exército alemão, em um conflito que causou centenas de milhares de baixas em ambos os lados.A entrada dos Estados Unidos na guerra foi determinante para o desfecho do conflito. O país decidiu declarar guerra à Alemanha, em abril de 1917, após ter navios mercantes naufragados ao serem atingidos por submarinos alemães no norte do Oceano Atlântico e também no Mediterrâneo – o que afetava profundamente seus interesses comerciais. Foi ao lado dos americanos que os países da Entente conseguiram reagir de forma mais efetiva contra as investidas do exército alemão.

A corrida armamentista que precedeu a 1ª Guerra resultou no rápido desenvolvimento da indústria bélica das grandes potências. Durante o confronto, os países usaram armas com poder destrutivo jamais visto na época. Das baionetas, os exércitos passaram às metralhadoras, frotas de encouraçados, submarinos, tanques de guerra, lança-chamas e gases tóxicos. Os aviões, que antes serviam apenas para observação, começaram a ser usados em bombardeios.

Em 22 de abril de 1915, a Alemanha fez o primeiro grande ataque com uso de gás tóxico, que devastou as linhas inimigas na Bélgica. Os exércitos começaram a usar máscaras para se protegerem dos gases, entre eles o lacrimogêneo e o mostarda.
O Império Turco-Otomano, aliado dos alemães, entrou no conflito no final de 1914. Sua derrota fragmentou ainda mais o já fragilizado império, que acabou sendo dissolvido em 1923, quando foi proclamada a República da Turquia.

Foi durante a 1ª Guerra que começou o genocídio armênio pela mão dos turcos, em abril de 1915. Os homens eram levados para o fronte, onde eram mortos enquanto cavavam trincheiras. Crianças, idosos e mulheres eram tirados de suas casas para "caravanas da morte", onde sucumbiam ao frio, à fome e às doenças. Os armênios afirmam que o número de mortos chegou a 1,5 milhão.

No contexto da 1ª Guerra começou a Revolta Árabe contra o Império Turco-Otomano, em 1916, com o apoio da Grã-Bretanha. O movimento abriria caminho para uma nação árabe independente.

Em novembro do ano seguinte, oito meses após o czar Nicolau II abdicar, começa a Revolução Russa. Em dezembro, o país assina o armistício com a Alemanha e sai da 1ª Guerra.

Após a Entente começar a dominar as batalhas, o Império Turco-Otomano assina o armistício em outubro de 1918. Em novembro foi a vez do Império Austro-Húngaro, seguido pela Alemanha – que assinou o cessar-fogo em 11 de novembro de 1918, dois dias após o Kaiser Guilherme II abdicar e ser proclamada a República na Alemanha. Após quatro anos, a guerra terminava com 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos.

Estima-se que a 1ª Guerra mobilizou mais de 70 milhões de soldados dos cinco continentes e gerou custos da ordem de 180 bilhões de dólares. O conflito teve ainda 6 milhões de prisioneiros e 10 milhões de refugiados.

Em junho de 1919, é assinado o Tratado de Versalhes, que impôs as condições de paz – as mais duras para a Alemanha. O país perdeu todas as suas colônias, foi desarmado, teve parte de seu território ocupado militarmente e ainda precisou pagar uma pesada indenização pelos custos da guerra.
http://s2.glbimg.com/n73qSPjU77rWMbPVDk ... 246581.jpg

http://s2.glbimg.com/sP1OSAgHCV8EJuClHC ... s_vert.jpg

http://s2.glbimg.com/rWBW2fnt2DYj24Sg83 ... _corte.jpg

http://s2.glbimg.com/VtVGhXmp__Low55g6D ... 874645.jpg

http://s2.glbimg.com/1KnLQauqfcvePXcR_V ... chives.jpg

http://s2.glbimg.com/9fXWMeH5a-lQqtODbI ... ary_nz.jpg

Batata_do_mal

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Batata_do_mal »

"Em outubro de 1917, o Brasil declarou guerra à Alemanha."

1917 = 17
Brasil x Alemanha
=
Brasil 1x7 Alemanha

Konnor
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 506
Registrado em: 26/06/2011 22:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Konnor »

Gumball escreveu:"Em outubro de 1917, o Brasil declarou guerra à Alemanha."

1917 = 17
Brasil x Alemanha
=
Brasil 1x7 Alemanha
O destino é da zoeira.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Stiglitz »

A guerra que moldou o mundo como é hoje.
AKA a guerra que transformou os EUA em potência

Death
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1704
Registrado em: 14/08/2012 20:23
Sobre: Gosto muito de filmes de Serial Killers e de Artes Marciais, e também da série True Blood, e de jogos tipo de terror, Hitman, GTA, Minecraft, Need for Speed, Resident Evil, sou viciado em carros, e se quizer saber, sou um vadio de coração
Cor de Fundo: 4d84e9
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/DZavF.jpg
Localização: Não-Me-Toque - RS

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Death »

Durante a 1° Guerra, Hitler ficou na mira de um soldado britânico, que ficou com pena de puchar o gatilho, bastaria apenas um único tiro para mudar a história da humanidade...
Vi isso no History

BlackHDz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3793
Registrado em: 07/07/2009 18:45
Cor de Fundo: 333333
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por BlackHDz »

Death escreveu:
Durante a 1° Guerra, Hitler ficou na mira de um soldado britânico, que ficou com pena de puchar o gatilho, bastaria apenas um único tiro para mudar a história da humanidade...
Vi isso no History
To vendo essa série no History também, muito boa.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Stiglitz »

Eu não to vendo essa série pq to em aula e moro mto longe da escola pra ir dormir 12h ;............;

SaintLocker
Difficulty: Easy
Difficulty: Easy
Mensagens: 22
Registrado em: 07/05/2014 10:29
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por SaintLocker »

Death escreveu:
Durante a 1° Guerra, Hitler ficou na mira de um soldado britânico, que ficou com pena de puchar o gatilho, bastaria apenas um único tiro para mudar a história da humanidade...
Vi isso no History

Se fosse o Capitão Nascimento, diria para o soldado : - Senta o dedo nessa p**rra.

Egon Johnson
VIP
VIP
Mensagens: 722
Registrado em: 10/01/2013 11:44
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Dos de lá

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Egon Johnson »

A grande guerra não foi a 2ª?

Death
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1704
Registrado em: 14/08/2012 20:23
Sobre: Gosto muito de filmes de Serial Killers e de Artes Marciais, e também da série True Blood, e de jogos tipo de terror, Hitman, GTA, Minecraft, Need for Speed, Resident Evil, sou viciado em carros, e se quizer saber, sou um vadio de coração
Cor de Fundo: 4d84e9
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/DZavF.jpg
Localização: Não-Me-Toque - RS

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Death »

Egon Johnson escreveu:A grande guerra não foi a 2ª?
2° Grande Guerra

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Stiglitz »

OniOn escreveu:
Ocorreram (e quem sabe ainda ocorre) milhares de guerras por ai. Entretanto a maioria se restringia a posse de territórios pequenos, recursos naturais (como ouro, diamante, joias preciosas...) etc...

Entretanto, até agora, haveram apenas 2 guerras em que diversos países se manifestavam (na maioria dos casos pra tomar o território do país inimigo e estatizar suas ideologias). Essas guerras foram chamadas de grandes guerras mundiais.

A primeira, não lembro muito bem a razão dela surgir, mas acho que deve ter relações com o japão, bomba nuclear em Hiroshima, EUA querendo calar a boca dos olhos rasgados e acabar com a treta, etc. A segunda foi por causa do Nazismo de Hitler em atacar a URSS e arredores, inclusive, contando com a ajuda dos EUA, sua arquirrival na guerra fria a algum tempo depois.

Guerra fria: Conflito ideológico entre URSS e EUA para ver qual possui a melhor influência econômica e tecnológica, com vitória dos EUA (óbvio) e socialismo "extinto". A URSS com o socialismo e o EUA com o Capitalismo. Não houve mortes nem sangue... (talvez a guerra mais sem graça da história -n) Foi nessa guerra que aconteceu a farsa -n a viagem de Neil Amstrong e seus namorados a lua.

Espero que eu tenha sanado sua dúvida.
Tem algumas coisas erradas aí...

Primeiramente, a bomba de Hiroshima e Nagasaki foram lançadas na segunda guerra, em agosto de 1945, nos meses finais da guerra, quando a Alemanha Nazi já havia caído.

A Primeira Guerra surgiu por causa de alguns fatores como o neocolonialismo, a busca da expansão de territórios pelas potências europeias e movimentos nacionalistas como o pan-eslavismo e o pan-germanismo, que surgiram depois de algumas tretas entre os países participantes da guerra. Ironicamente, o japão era do lado dos aliados na primeira guerra, já na segunda era inimigo.
E os EUA não se intrometeu na guerra até 1917 com a saída do império czarista russo por causa da revolução de fevereiro de 1917, ai com a entrada dos EUA, os outros aliados (reino unido e frança) lutaram junto contra os últimos países que compunham as potências centrais (se não me engano o único que ainda lutava era o império alemão, e olha que nessa aliança havia o império austro-húngaro, a alemanha, o império turco-otomano, e mais alguns). Ai no fim da guerra o império alemão foi dissolvido, criando a república de weimar e o chamado corredor polonês.
E a segunda guerra pode-se dizer que foi uma consequência da primeira guerra e do tratado de versalhes, e das políticas totalitárias expansionistas nazifascistas. E no começo, URSS e Nazi Alemanha eram aliados, até invadiram a polônia juntos e repartiram o território, só que ai Hitler com seu ego de conquistar novos pedacinhos de terra, quando acabou com a Europa ocidental inteira e começou a atacar o reino unido, invadiu a URSS e ferrou com boa parte de tudo de lá, mesmo assim, 2bjs stalingrado e kursk e rompeu relações com a mesma, mas aí já sabemos o final, em 45, acaba o nazismo.

Death
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1704
Registrado em: 14/08/2012 20:23
Sobre: Gosto muito de filmes de Serial Killers e de Artes Marciais, e também da série True Blood, e de jogos tipo de terror, Hitman, GTA, Minecraft, Need for Speed, Resident Evil, sou viciado em carros, e se quizer saber, sou um vadio de coração
Cor de Fundo: 4d84e9
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/DZavF.jpg
Localização: Não-Me-Toque - RS

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Death »

Stiglitz escreveu:mas aí já sabemos o final, em 45, acaba o nazismo.
http://fc07.deviantart.net/fs70/f/2011/ ... 3i0xow.jpg

Egon Johnson
VIP
VIP
Mensagens: 722
Registrado em: 10/01/2013 11:44
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Dos de lá

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Egon Johnson »

To querendo dizer que a 2ª guerra é muito mais lembrada que a 1ª . A segunda guerra, além de ser mais recente, teve outros fatores que a fazem ser mais estudada. O holocausto judeu, a ascensão comunista na Europa, o fascismo italiano, a figura de Adolf Hitler, o ataque japones a Pearl Habor, as duas bombas que assolaram Hiroshima e Nagazaki

Por isso acho que a grande guerra foi a segunda guerra mundial

Eden Blues
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1159
Registrado em: 13/08/2012 17:58
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: FFFF
Localização: Bacabal MA
Contato:

Re: 100 anos da Grande Guerra

Mensagem por Eden Blues »

Egon Johnson escreveu:To querendo dizer que a 2ª guerra é muito mais lembrada que a 1ª . A segunda guerra, além de ser mais recente, teve outros fatores que a fazem ser mais estudada. O holocausto judeu, a ascensão comunista na Europa, o fascismo italiano, a figura de Adolf Hitler, o ataque japones a Pearl Habor, as duas bombas que assolaram Hiroshima e Nagazaki

Por isso acho que a grande guerra foi a segunda guerra mundial
Mas a 1ª Grande Guerra também teve fatores pra ser lembrada, por exemplo:
Stiglitz escreveu:A guerra que moldou o mundo como é hoje.
AKA a guerra que transformou os EUA em potência
Stiglitz escreveu:(...)
E a segunda guerra pode-se dizer que foi uma consequência da primeira guerra e do tratado de versalhes(...)
Mas realmente a 2ª Grande Guerra foi mais devastadora, o que não retira o "mérito?" da 1ª.

Responder