Multiversos e viagem no tempo

Assuntos profundamente discutidos com respeito.
Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Stiglitz »

Eu não manjo muito de física quântica, então vamos tomar o sentido filosófico da teoria.
Pra quem não sabe, a teoria dos multiversos diz praticamente que existem infinitos universos, cada qual com uma possibilidade, em que existem TODAS as possibilidades disponíveis para um fato. Não tem muito o que falar, apenas que é um teoria louca de se pensar (como em que noutro universo talvez os nazis ganharam a segunda guerra e afins), e que ela poderia explicar a viagem no tempo.

E essa é pauta que eu gostaria de abordar. A viagem no tempo é possível se a teoria dos multiversos está certa.

Vejamos:

A viagem no tempo diz basicamente que se pode voltar no tempo e mudar as coisas, em alguns casos não, e em alguns casos pode até se voltar para ANTES do tempo de nascimento. Meio falaciosa, não?

Com a teoria dos multiversos, isso seria muito bem explicado. O tempo que passou (embora eu não acredite que o conceito de tempo exista) não pode ser retrocedido. Mas, se caso essa teoria estiver certa, pode-se criar um "portal" (wormhole) até outro universo, em que estaria a data que queremos. E quando "mudássemos" os fatos, na verdade, não mudaríamos o presente do nosso universo, mas estaríamos literalmente pulando dum universo para outro, onde a história foi diferente.

É meio estranho de se pensar, mas é de fácil entendimento. Em síntese, essa imagem traduz tudo:

http://hypescience.com/wp-content/uploa ... iverso.jpg

E ai, o que acham?

BlackHDz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3793
Registrado em: 07/07/2009 18:45
Cor de Fundo: 333333
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por BlackHDz »

Apesar de ser uma teoria legal de se pensar/imaginar, é ao mesmo tempo algo improvável...

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Stiglitz »

BlackHDz escreveu:Apesar de ser uma teoria legal de se pensar/imaginar, é ao mesmo tempo algo improvável...
Cita-me as razões disso, levando em conta de que a viagem no tempo é muito mais plausível aqui do que do jeito "convencional"...

BlackHDz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3793
Registrado em: 07/07/2009 18:45
Cor de Fundo: 333333
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por BlackHDz »

Stiglitz escreveu:
BlackHDz escreveu:Apesar de ser uma teoria legal de se pensar/imaginar, é ao mesmo tempo algo improvável...
Cita-me as razões disso, levando em conta de que a viagem no tempo é muito mais plausível aqui do que do jeito "convencional"...
A teoria em si é legal, o problema seria criar/encontrar esses portais.

Porque até onde sei, é impossível tu simplesmente criar um portal e ir para outro lugar.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Stiglitz »

BlackHDz escreveu:
Stiglitz escreveu:
BlackHDz escreveu:Apesar de ser uma teoria legal de se pensar/imaginar, é ao mesmo tempo algo improvável...
Cita-me as razões disso, levando em conta de que a viagem no tempo é muito mais plausível aqui do que do jeito "convencional"...
A teoria em si é legal, o problema seria criar/encontrar esses portais.

Porque até onde sei, é impossível tu simplesmente criar um portal e ir para outro lugar.
Por isso eu especifiquei wormholes

Pra quem não sabe, um wormhole (ou buraco de minhoca) é praticamente reais portais (que no caso já existem, só não sabemos onde estão e como encontrá-los) que fazem verdadeiras pontes entre no universo, passando de um ponto para outro em questão de segundos ou até menos. A existência deles ainda não é comprovada, mas há indícios de que estamos pertos.

Proponho ler isso aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_de_minhoca. Mesmo que seja wikipedia, dá uma noção básica já.

Mister_Dog
Difficulty: Medium
Difficulty: Medium
Mensagens: 73
Registrado em: 24/08/2013 00:07
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Alasca

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Mister_Dog »

A galera desse Fórum viaja na maionese algumas vezes... :roll:

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Stiglitz »

Mister_Dog escreveu:A galera desse Fórum viaja na maionese algumas vezes... :roll:
Ao invés de fazer postagens inúteis, faça uma argumentação concreta dos erros da teoria e me diga em que aspecto "eu viajei na maionese". Ou será que os papéis se invertem?
Mas claro, a não ser que seja uma verdade incontestável.

http://www.minhascamisas.com.br/wordpre ... copa-7.jpg

Essa camisa é verde, e é incontestável.

Agora, a teoria que apresentei não é.

Prova-me onde ela é falha.

Konnor
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 506
Registrado em: 26/06/2011 22:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Konnor »

Apenas uma hipótese.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Stiglitz »

Konnor escreveu:Apenas uma hipótese.
Sim, mas pode ser tanto válida quanto não válida. E, de acordo com notícias que pelo menos eu vejo nos sites, não estamos muito longe de saber a resposta.

Konnor
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 506
Registrado em: 26/06/2011 22:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Konnor »

Mister_Dog escreveu:A galera desse Fórum viaja na maionese algumas vezes... :roll:
Tsc, tsc... Esses físicos, hein? Bando de vagabundos! Ao invés de procurarem fazer algo mais útil, como um lightsaber...

Esse aí nunca passou da mecânica clássica. Se ele ler sobre mecânica quantica, nem sei o que falaria dela...
O mais irônico é que ele se apraz da tecnologia que, pra ele, deve ser outra "viagem na maionese". (O computador. Computadores se aproveitam da física quantica para funcionarem.) Quanta hipocrisia. :roll:

379Felipe
Moderador
Moderador
Mensagens: 2618
Registrado em: 04/01/2010 14:45
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/X1cB6rX.png
Localização: Oddworld
Contato:

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por 379Felipe »

Eu acredito que multiversos e que viagens do tempo possam ser possíveis, e gosto muito dessa teoria.
Stiglitz escreveu:A viagem no tempo diz basicamente que se pode voltar no tempo e mudar as coisas, em alguns casos não, e em alguns casos pode até se voltar para ANTES do tempo de nascimento. Meio falaciosa, não?

Com a teoria dos multiversos, isso seria muito bem explicado. O tempo que passou (embora eu não acredite que o conceito de tempo exista) não pode ser retrocedido. Mas, se caso essa teoria estiver certa, pode-se criar um "portal" (wormhole) até outro universo, em que estaria a data que queremos. E quando "mudássemos" os fatos, na verdade, não mudaríamos o presente do nosso universo, mas estaríamos literalmente pulando dum universo para outro, onde a história foi diferente.
Acho que eu já havia lido sobre isso em algum momento de 2013 se não me engano...

Mas apesar disso, isso me lembrou ma coisa que eu tinha pensado na época (talvez eu tenha lido, mas não sei ao certo): Se for possível a viagem no tempo, creio que essa teoria está correta, iriamos para outro universo na data desejada, só que como se criaria um portal, logo se criaria um universo totalmente novo só que na data em que você deseja viajar.

andreasfreak
Editor Chefe
Editor Chefe
Mensagens: 2867
Registrado em: 11/03/2010 17:30
Sobre: Chamo-me Tiago, sou português e sou fã da série GTA.
Já completei a 100% sem cheats todos os 5 GTAs da era III, e agora
finalmente comprei uma PS3! (lol)
__________________________________
Legado para os hotsites do Cadê o Game:

18º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA San Andreas
14º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA IV
7º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA V
5º lugar no Ranking de Contribuidores do NFS Most Wanted
4º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Vice City
3º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Advance
3º lugar no Ranking de Contribuidores do Manhunt 2
2º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 3
2º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA CW
1º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA III
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 2
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Midnight Club III

Quaisquer dúvidas sobre GTA:
MANDE MP PARA MIM QUE EU TENTAREI ESCLARECER!
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://media.rockstargames.com/rockstar ... 0x1024.jpg
Localização: Leiria, Portugal
Contato:

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por andreasfreak »

Essa teoria é bem interessante mesmo, mas eu acho meio estranho essa coisa de "múltiplas realidades", porque se eu entendi bem é disso que se trata.

Mas acredito na existência de outros universos, me desculpem se aquilo que eu vou falar é algo nonsense (não estou muito por dentro desses assuntos) mas penso que algum físico ou "alguém" que eu não lembro o nome já provou que o universo em que nós estamos não é infinito, certo? (ou seja, tem limites... como se fosse uma bola gigante)

... então, o que está do lado de fora do universo? Tente imaginar esse espaço grande o suficiente para ter um universo do tamanho desse. Se esse universo está nesse espaço, por que razão não deverão existir outros universos nesse mesmo espaço? É quase a mesma coisa que perguntar se acreditam que existe vida em algum outro lugar do universo.

Quanto a viagens no tempo, talvez esses wormholes tenham mesmo a resposta, mas de novo surge a pergunta: como encontrar um wormhole, e melhor ainda, como explorar um desses buracos? É a mesma coisa que enviar uma sonda direto para um buraco negro pra ver o acontece (toda gente sabe o que acontece né...).

Mas enfim, agora eu que acho que "viajei na maionese" como o colega falou ali lol :D como disse, peço desculpa se falei algo totalmente errado ou escandaloso, pois infelizmente não tenho grande conhecimento sobre esses temas.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Stiglitz »

andreasfreak escreveu:Essa teoria é bem interessante mesmo, mas eu acho meio estranho essa coisa de "múltiplas realidades", porque se eu entendi bem é disso que se trata.

Mas acredito na existência de outros universos, me desculpem se aquilo que eu vou falar é algo nonsense (não estou muito por dentro desses assuntos) mas penso que algum físico ou "alguém" que eu não lembro o nome já provou que o universo em que nós estamos não é infinito, certo? (ou seja, tem limites... como se fosse uma bola gigante)

... então, o que está do lado de fora do universo? Tente imaginar esse espaço grande o suficiente para ter um universo do tamanho desse. Se esse universo está nesse espaço, por que razão não deverão existir outros universos nesse mesmo espaço? É quase a mesma coisa que perguntar se acreditam que existe vida em algum outro lugar do universo.

Quanto a viagens no tempo, talvez esses wormholes tenham mesmo a resposta, mas de novo surge a pergunta: como encontrar um wormhole, e melhor ainda, como explorar um desses buracos? É a mesma coisa que enviar uma sonda direto para um buraco negro pra ver o acontece (toda gente sabe o que acontece né...).

Mas enfim, agora eu que acho que "viajei na maionese" como o colega falou ali lol :D como disse, peço desculpa se falei algo totalmente errado ou escandaloso, pois infelizmente não tenho grande conhecimento sobre esses temas.
Você não disse nada errado.
379Felipe escreveu: logo se criaria um universo totalmente novo só que na data em que você deseja viajar.
Pode ser que sim, ou que não. Pode ser que aquele universo já exista e o tempo está transcorrendo nele, ai quando você se "teleportar", as data coincidam e você "caia" lá. Ou pode ser o que você falou também.
Konnor escreveu:
Mister_Dog escreveu:A galera desse Fórum viaja na maionese algumas vezes... :roll:
Tsc, tsc... Esses físicos, hein? Bando de vagabundos! Ao invés de procurarem fazer algo mais útil, como um lightsaber...

Esse aí nunca passou da mecânica clássica. Se ele ler sobre mecânica quantica, nem sei o que falaria dela...
O mais irônico é que ele se apraz da tecnologia que, pra ele, deve ser outra "viagem na maionese". (O computador. Computadores se aproveitam da física quantica para funcionarem.) Quanta hipocrisia. :roll:
Bom, não sei se você saber ler...
Stiglitz escreveu: Eu não manjo muito de física quântica, então vamos tomar o sentido filosófico da teoria.
Ou você faz isso só pra se achar?

Konnor
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 506
Registrado em: 26/06/2011 22:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Konnor »

Stiglitz escreveu:
Konnor escreveu:
Tsc, tsc... Esses físicos, hein? Bando de vagabundos! Ao invés de procurarem fazer algo mais útil, como um lightsaber...

Esse aí nunca passou da mecânica clássica. Se ele ler sobre mecânica quantica, nem sei o que falaria dela...
O mais irônico é que ele se apraz da tecnologia que, pra ele, deve ser outra "viagem na maionese". (O computador. Computadores se aproveitam da física quantica para funcionarem.) Quanta hipocrisia. :roll:
Bom, não sei se você saber ler...
Stiglitz escreveu: Eu não manjo muito de física quântica, então vamos tomar o sentido filosófico da teoria.
Ou você faz isso só pra se achar?
Não me referi a você. Me referi ao Mister_Dog. Não gostei do comentário dele...

EDIT: Sobre você e o assunto do tópico, pretendo entrar na discussão filósofica assim que sobrar tempo. :P

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: Multiversos e viagem no tempo

Mensagem por Stiglitz »

Entendi. Desculpa o meu erro de interpretação, então. Me sentiria ofendido se fosse para mim.

Responder