Aonde a gente vai quando morre?

Assuntos profundamente discutidos com respeito.
RiiCK
Difficulty: Medium
Difficulty: Medium
Mensagens: 244
Registrado em: 21/11/2013 19:56
Sobre: Sou a solução de seus problemas.
Cor de Fundo: 1C1C1C
Imagem de Fundo: http://www.poepra2.com.br/blog/wp-conte ... 9/gta5.jpg
Localização: Texas

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por RiiCK »

Eu sou um pouco espirita e acredito em reencarnação ...

Big Boss
Difficulty: Hard
Difficulty: Hard
Mensagens: 337
Registrado em: 13/05/2012 11:48
Sobre: futuro desenvolvedor de jogos indie
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: rio grande do sul

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por Big Boss »

Joel14 escreveu:sei lá, eu não acredito muito em que iremos para o céu ou inferno, e que existe uma força divina maior que criou o mundo, no caso, Deus.
Mas caso ele exista, vejo vcs no inferno
vejo voce na comissão de frente .

andreasfreak
Editor Chefe
Editor Chefe
Mensagens: 2867
Registrado em: 11/03/2010 17:30
Sobre: Chamo-me Tiago, sou português e sou fã da série GTA.
Já completei a 100% sem cheats todos os 5 GTAs da era III, e agora
finalmente comprei uma PS3! (lol)
__________________________________
Legado para os hotsites do Cadê o Game:

18º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA San Andreas
14º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA IV
7º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA V
5º lugar no Ranking de Contribuidores do NFS Most Wanted
4º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Vice City
3º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Advance
3º lugar no Ranking de Contribuidores do Manhunt 2
2º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 3
2º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA CW
1º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA III
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 2
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Midnight Club III

Quaisquer dúvidas sobre GTA:
MANDE MP PARA MIM QUE EU TENTAREI ESCLARECER!
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://media.rockstargames.com/rockstar ... 0x1024.jpg
Localização: Leiria, Portugal
Contato:

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por andreasfreak »

Ah, a clássica pergunta que toda gente quer descobrir a resposta. Isso nós nunca saberemos pois não é possível morrer e voltar para a vida para contar como foi.

Não acredito que exista esse "algo" depois da morte, independente do que isso seja. Nós somos apenas animais racionais, que temos consciência de nós próprios e da nossa existência nesse mundo, e por isso temos a capacidade de pensar nessas coisas e filosofar sobre aquilo que não conhecemos.

Mas de fato já ouvi umas histórias bem estranhas mesmo, e acho que talvez tenha coisas sobre isso que a gente ainda não descobriu totalmente...

De qualquer jeito, eu não tenho nenhuma religião ao qual eu seja fiel, acho que prefiro ter a minha própria religião, muito mais científica que religiosa, uma religião com as minhas certezas e convicções, religião essa que eu vou mudando e atualizando conforme a minha experiência de vida e os conhecimentos que vou ganhando... eu não compro essas teorias de "Deus que criou tudo" (mesmo eu não tendo uma explicação para a origem do Universo e de como se deu o Big Bang, mas isso é outra história) e do "dia do juizo final" e etc.

Simplesmente como eu disse, somos seres vivos que obviamente não vivem para sempre, e algum dia tem de ser o dia em que deixamos de estar vivos, é assim que eu vejo as coisas. Ninguém vive para sempre, pois isso é humanamente impossível, por isso a morte faz parte da vida, é o fim do ciclo.

Luke
Difficulty: Master
Difficulty: Master
Mensagens: 2794
Registrado em: 29/12/2010 01:10
Sobre: seu amor, seu amante, aquele que você pensa, todo dia, toda hora -q
Cor de Fundo: 4d84e9
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/LdDiy.jpg
Localização: Rio Grande do Sul
Contato:

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por Luke »

Cara, como eu já disse antes, eu não consigo imaginar um momento em que eu simplesmente não exista, deixe de pensar e etc. O corpo morre, e isso é mais do que óbvio.

Porém, há pesquisas cientificas — reais, por sinal — onde uma pessoa morre deitada em cima de uma balança que mede o peso, de uma precisão extremamente alta. Então, segundos após a pessoas morrer, o peso diminui.

Cientistas menos céticos e com a mente mais aberta (acredite, não são apenas religiosos que tem mente fechada) especulam que esse "peso" que sai, seria a alma deixando o corpo.

Verdade? Bom, nunca saberemos, mas que é algo a pensar e tomar por nota antes de fazer qualquer comentário, isso é.

O fato é que somos animais sim. Mas pensem, o que nos torna diferente? Eu simplesmente não consigo imaginar que a civilização humana — que dura milhares de anos — é uma obra de sermos um pouco mais evoluídos que os outros animais. Se for assim, de todas as espécies que vivem e já viveram no mundo, somente a humanidade se tornou pensante? É meio ignorante pensar assim, como se fossemos os escolhidos da natureza para dominar.

Eu creio que, bom, talvez o ser humano tenha evoluído como os outros animais sim. Talvez tenha saído de uma sopa de aminoácidos como todos os outros sim, porém o fato de sermos o único ser pensante, TALVEZ DO UNIVERSO (eu não to afirmando nada, eu usei a palavra "talvez"), não pode ser meramente obra do acaso.

Então, com base nisso tudo que eu falei, creio que o ser humano tem alma e que tem algo superior (talvez não o Deus que você esteja acostumado a ouvir e conhecer) que nos guia e tem guiado através das eras.

E se o ser humano tem alma e existe algo superior, eu creio também que a vida não termina com a morte. O corpo volta ao pó, como diz o outro, mas a nossa vida, nossa consciência — e por que não chamar de nossa alma — não termina por ai.

Tudo é matéria, logo a alma tem que ser um tipo de matéria também. E eu não sei se você conhece umas das leis básicas, mas caso não conheça, tenho prazer em te informar:

Matéria nunca deixa de existir.

Konnor
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 506
Registrado em: 26/06/2011 22:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por Konnor »

Luke escreveu: Porém, há pesquisas cientificas¹ — reais, por sinal² — onde uma pessoa morre deitada em cima de uma balança que mede o peso, de uma precisão extremamente alta. Então, segundos após a pessoas morrer, o peso diminui.
Quando fizeres uma afirmação de tamanha incredibilidade, deves apontar fontes comprovantes de tal. Como não desconheço o caso, desmentirei aqui sua afirmação:

DESTAQUE 01: há, na realidade, uma única pesquisa científica que afirma isso. Tal pesquisa conduzida pelo Dr. Duncan MacDougall em 1901 afirma que a alma pesa mais ou menos 21 gramas. A pesquisa contou com seis pacientes, sendo que aparentemente só quatro poderam ser medidos. Concluiu-se, depois de analisar que havia perda de peso variante entre os pacientes, que a alma seria a responsável pelo evento.

DESTAQUE 02: prove a veracidade da pesquisa. Não houveram muitas outras pesquisas relativas ao assunto desde então, apenas uma do professor H. LaV. Twining, que fez o mesmo experimento em um camundongo e observou que não havia perda de peso após a morte do animal. (MacDougall já havia feito um experimento semelhante com 15 cachorros que apontou para o mesmo resultado de Twining. Seriam então os animais desalmados?) Portanto, nada realmente foi comprovado, apenas especulado. Não houve verificação dos fatos, nem falseamento (baseado no princípio de falsificacionismo de Karl Popper). Não é possível, então, afirmar que de fato há (e houve) perda de peso após a morte, como você fez — pois, inclusive, o próprio Dr. MacDougall declarou que mais pesquisas deveriam ser feitas para comprovar sua hipótese.
Luke escreveu:Cientistas menos céticos e com a mente mais aberta (acredite, não são apenas religiosos que tem mente fechada) especulam que esse "peso" que sai, seria a alma deixando o corpo.
Outra afirmação sem embasamento. Além disso, você utilizou do falacioso apelo à autoridade (Argumentum ad verecundiam).
Fugindo um pouco da imparcialdiade, eu como cético acho burrice sua concepção, já que um cético é justamente aquele que tem a cabeça aberta mais aberta para as coisas. Outrossim, um cético aceita apenas a verdade, mesmo que esta mude toda a sua concepção anteriormente formada.
De resto, concordo com você: pessoas menos céticas tendem a crer em baboseiras incríveis sem questionar.
Luke escreveu:O fato é que somos animais sim. Mas pensem, o que nos torna diferente?¹ Eu simplesmente não consigo imaginar que a civilização humana — que dura milhares de anos — é uma obra de sermos um pouco mais evoluídos que os outros animais.² Se for assim, de todas as espécies que vivem e já viveram no mundo, somente a humanidade se tornou pensante?³ É meio ignorante pensar assim, como se fossemos os escolhidos da natureza para dominar.4
DESTAQUE 01: o que nos torna diferente dos outros animais é a nossa habilidade de auto-ciência: somos cônscio de que somos cientes.

DESTAQUE 02: sua frase ficou estranha, mas vamos lá: a natureza não depende da sua imaginação, aceitação e aprovação: ela é o que é. A ciência estuda ela, da forma que ela é. A ciência estudou o surgimento do homem, e concluiu o evolucionismo. Se você não consegue imaginar como isso seria possível, comece estudando o conceito evolucionsita mais aprofundamente e tentando desbancar a teoria. Caso contrário, o comentário só se torna desnecessário para discussões deste nível.

DESTAQUE 03: não somos, na realidade, a única espécie pensante no planeta. Como foi dito, somos a única espécie "que sabe que sabe" (Homo sapiens sapiens). Se você acreditasse em evolução, talvez essa nem seria uma questão recorrente para você, mas infelizmente você acredita no antropocentrismo. (E que, portanto, o homem é o único que pode chegar no supra-sumo biológico: saber que sabe; "pensar", nas suas palavras.)

DESTAQUE 04: ignorância é alienar-se a realidade, aos fatos, a natureza como ela é.
Engraçado, qual a sua explicação para o que o ser humano é? Você diz que é ignorante pensar que fomos os "escolhidos" da natureza, mas é, na sua opinião, correto afirmar que fomos os escolhidos de alguma força superior? (Isto é, se você realmente achar isso, pois não vejo no que mais você pode acreditar já que não aceita o evolucionismo.)

Outro ponto interessante: você já ouviu falar de seleção natural? É o que ocorre quando os mais aclimatados sobrevivem, e os menos são extintos. Pode-se dizer que, de fato, a natureza escolheu-nos para sobreviver, tal como escolheu outros animais, insetos, enfim, todos os seres vivos hoje viventes, para sobreviver também. Não acha também ignorante (sic) achar que estes tenham sobrevivido ("escolhidos pela natureza") ao invés de outros de sua mesma espécie que morreram por serem menos adaptados? (Tendo em base todas as milhares de evidências que comprovam isso. Anos de estudo que concluem-se e apontam para uma mesma direção. Evidências que você pode consultar facilmente saindo um pouco de casa e observando a natureza como ela é.)
Luke escreveu:Eu creio que, bom, talvez o ser humano tenha evoluído como os outros animais sim¹. Talvez tenha saído de uma sopa de aminoácidos como todos os outros sim, porém o fato de sermos o único ser pensante, TALVEZ DO UNIVERSO (eu não to afirmando nada, eu usei a palavra "talvez"), não pode ser meramente obra do acaso.²
DESTAQUE 01: bem, aqui você já comete uma contradição. Por que agora você acredita em evolucionismo, mas antes não acreditava? Meu amigo, não existe "talvez isso, talvez aquilo". Ou é fato comprovado, ou é teoria. Se algum físico, biólogo ou qualquer um relacionado a área, diz que "talvez nós tenhamos surgido de tal lugar, coisa, situação etc.", este indivíduo é certamente demitido na hora! Ou você acredita, ou não acredita... A evolução não pode ser "meio verdade" ou "meio mentira", "meio plausível" ou "meio implausível", ou ela é plausível ou não é!

DESTAQUE 02: não pode ser, ou você não quer aceitar que seja? Não quer que seja? Como eu disse, a natureza é o que ela é. Se você já não aceita isso, procure passar longe de mecânica quantica!
Luke escreveu:Tudo é matéria, logo a alma tem que ser um tipo de matéria também. E eu não sei se você conhece umas das leis básicas, mas caso não conheça, tenho prazer em te informar:

Matéria nunca deixa de existir.
Nem tudo é matéria, meu jovem. Matéria, por si só, é energia concentrada, portanto não pode ser tudo. E, realmente, energia não pode ser criada nem destruída, mas isso não prova nada.

Eu gostaria muito de dar uma lida nessas ditas leis básicas. Poderia então saber se são leis reais, ou são só leis suas próprias que impossibilitam você de aceitar a realidade. :lol:


Obrigado a quem leu até aqui. Fico aberto para discussões, dúvidas e comentários!

Luke
Difficulty: Master
Difficulty: Master
Mensagens: 2794
Registrado em: 29/12/2010 01:10
Sobre: seu amor, seu amante, aquele que você pensa, todo dia, toda hora -q
Cor de Fundo: 4d84e9
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/LdDiy.jpg
Localização: Rio Grande do Sul
Contato:

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por Luke »

Konnor escreveu:Quando fizeres uma afirmação de tamanha incredibilidade, deves apontar fontes comprovantes de tal. Como não desconheço o caso, desmentirei aqui sua afirmação:

DESTAQUE 01: há, na realidade, uma única pesquisa científica que afirma isso. Tal pesquisa conduzida pelo Dr. Duncan MacDougall em 1901 afirma que a alma pesa mais ou menos 21 gramas. A pesquisa contou com seis pacientes, sendo que aparentemente só quatro poderam ser medidos. Concluiu-se, depois de analisar que havia perda de peso variante entre os pacientes, que a alma seria a responsável pelo evento.

DESTAQUE 02: prove a veracidade da pesquisa. Não houveram muitas outras pesquisas relativas ao assunto desde então, apenas uma do professor H. LaV. Twining, que fez o mesmo experimento em um camundongo e observou que não havia perda de peso após a morte do animal. (MacDougall já havia feito um experimento semelhante com 15 cachorros que apontou para o mesmo resultado de Twining. Seriam então os animais desalmados?) Portanto, nada realmente foi comprovado, apenas especulado. Não houve verificação dos fatos, nem falseamento (baseado no princípio de falsificacionismo de Karl Popper). Não é possível, então, afirmar que de fato há (e houve) perda de peso após a morte, como você fez — pois, inclusive, o próprio Dr. MacDougall declarou que mais pesquisas deveriam ser feitas para comprovar sua hipótese.
Cara, o fato de ser uma pesquisa não quer dizer que seja algo comprovado. Eu apenas citei isso para as pessoas que aqui discutem saibam que existe uma pesquisa a esse respeito. Agora me diga, de tudo o que eu disse, algo foi mentira?

O fato de eu não saber quem fez a pesquisa ou em que ano ela foi feita, não anula o fato de que ela é real. Vivemos num mundo onde o conhecimento é encontrado tão fácil, logo, quem quer saber mais sobre o assunto ou até mesmo verificar sua veracidade, que pesquise.
Konnor escreveu:Outra afirmação sem embasamento. Além disso, você utilizou do falacioso apelo à autoridade (Argumentum ad verecundiam).
Fugindo um pouco da imparcialdiade, eu como cético acho burrice sua concepção, já que um cético é justamente aquele que tem a cabeça aberta mais aberta para as coisas. Outrossim, um cético aceita apenas a verdade, mesmo que esta mude toda a sua concepção anteriormente formada.
De resto, concordo com você: pessoas menos céticas tendem a crer em baboseiras incríveis sem questionar.
Um cético é alguém que não crê em algo a não ser que ache provas e evidências que o tornem real. Caso contrário, ele deixará de acreditar.

Já alguém mente aberta é uma pessoa que busca conhecimento de muitas áreas, não ignorando nada e nem afirmando, mas sim adquirindo informação sobre a maior parte dos assuntos.

Eita tio! Tem coisa estranha ai! Cético e mente aberta não era a mesma coisa? Veeesh
Konnor escreveu:DESTAQUE 02: sua frase ficou estranha, mas vamos lá: a natureza não depende da sua imaginação, aceitação e aprovação: ela é o que é. A ciência estuda ela, da forma que ela é. A ciência estudou o surgimento do homem, e concluiu o evolucionismo. Se você não consegue imaginar como isso seria possível, comece estudando o conceito evolucionsita mais aprofundamente e tentando desbancar a teoria. Caso contrário, o comentário só se torna desnecessário para discussões deste nível.
Rapaz, haha, eu não disse que não acredito em evolução. Eu disse que creio que a civilização humana, com todas as suas grandezas, tecnologias, culturas, contatos sociais etc não pode ser algo criado pelo simples fato de o ser humano ser mais evoluído mentalmente do que os outros animais.

Você disse que o que difere o "homo sapiens sapiens" das outras espécies é o fato de que ele "sabe que sabe", certo? Então, porque não existe animais plantando? Ou animais com cultura (tradições, vestes, música)?
Pra fazer isso, não precisar "saber que sabe", basta saber, basta pensar.
Konnor escreveu:DESTAQUE 03: não somos, na realidade, a única espécie pensante no planeta. Como foi dito, somos a única espécie "que sabe que sabe" (Homo sapiens sapiens). Se você acreditasse em evolução, talvez essa nem seria uma questão recorrente para você, mas infelizmente você acredita no antropocentrismo. (E que, portanto, o homem é o único que pode chegar no supra-sumo biológico: saber que sabe; "pensar", nas suas palavras.)
Beleza véi, agora me diz, com todo o conhecimento que eu sei que você tem, durante toda a história, desde os primórdios do universo, há 13,7 bilhões de anos atrás, existiu uma espécie — comprovada com fatos, é claro — que teve a capacidade de "saber que sabe"?

Pelo que eu sei, com minha pouca experiência e sabedoria, é que não existe outro além do ser humano. Logo, é muito mais lógico pensar que o "homo sapiens sapiens" é o único que pode e faz isso.
Konnor escreveu:DESTAQUE 04: ignorância é alienar-se a realidade, aos fatos, a natureza como ela é.
Engraçado, qual a sua explicação para o que o ser humano é? Você diz que é ignorante pensar que fomos os "escolhidos" da natureza, mas é, na sua opinião, correto afirmar que fomos os escolhidos de alguma força superior? (Isto é, se você realmente achar isso, pois não vejo no que mais você pode acreditar já que não aceita o evolucionismo.)
Pra mim, força superior é algo pensante e inteligente. Já a natureza não é assim. É mais crível algo pensante guiar uma espécie pelas eras do que a natureza, que é puro acaso.
Konnor escreveu:Bem, aqui você já comete uma contradição. Por que agora você acredita em evolucionismo, mas antes não acreditava?
Velho, eu não disse que não acreditava na evolução '-'
Konnor escreveu:Meu amigo, não existe "talvez isso, talvez aquilo". Ou é fato comprovado, ou é teoria. Se algum físico, biólogo ou qualquer um relacionado a área, diz que "talvez nós tenhamos surgido de tal lugar, coisa, situação etc.", este indivíduo é certamente demitido na hora! Ou você acredita, ou não acredita... A evolução não pode ser "meio verdade" ou "meio mentira", "meio plausível" ou "meio implausível", ou ela é plausível ou não é!
Então, se eu quiser participar de uma discussão, eu não posso dar a minha opinião somente pelo simples fato de eu não ter certeza dela? Bom, então 90% do fórum vai parar de discutir, porque a maioria comentou o que ACHA. Véi, isso é normal '-'
Konnor escreveu:DESTAQUE 02: não pode ser, ou você não quer aceitar que seja? Não quer que seja? Como eu disse, a natureza é o que ela é. Se você já não aceita isso, procure passar longe de mecânica quantica!
Véi, eu só acho meio ilógico o acaso, que é caos total, irregularidade e confusão, ser capaz de criar lógica e ordem. É meio no-sense.

Konnor
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 506
Registrado em: 26/06/2011 22:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por Konnor »

Luke escreveu: Cara, o fato de ser uma pesquisa não quer dizer que seja algo comprovado. Eu apenas citei isso para as pessoas que aqui discutem saibam que existe uma pesquisa a esse respeito. Agora me diga, de tudo o que eu disse, algo foi mentira?
Não, meu jovem. Você não citou a pesquisa apenas para que as pessoas aqui discutam sobre. Você citou a pesquisa como prova de sua posição. Você deixou bem claro implicitamente que aquilo ali provava a sua afirmação. Se você tivesse escrito que existe uma pesquisa, antiga e possivelmente falsa por sinal, que trata do assunto, e que deixaria uma fonte para discussões e conclusões sobre... Isso, sim, teria ar de intenção para discussão.
Mas não, você fez isso:
Luke escreveu:Porém, há pesquisas cientificasreais, por sinal — onde uma pessoa morre deitada em cima de uma balança que mede o peso, de uma precisão extremamente alta.
Luke escreveu:Cientistas menos céticos e com a mente mais aberta (acredite, não são apenas religiosos que tem mente fechada) especulam que esse "peso" que sai, seria a alma deixando o corpo.
A seguir, os comentários são acompanhados por um outro com ar de imparcialidade, para aparentar não tomar partido.
Luke escreveu:Verdade? Bom, nunca saberemos, mas que é algo a pensar e tomar por nota antes de fazer qualquer comentário, isso é.
Mas a imparcialidade cai por água abaixo após isso...
Luke escreveu:Então, com base nisso tudo que eu falei, creio que o ser humano tem alma e que tem algo superior
Bem, depois da explicaçãozinha básica sobre seus próprios argumentos e seu próprio ponto de vista, deu de dissonância cognitiva, certo?
Luke escreveu:O fato de eu não saber quem fez a pesquisa ou em que ano ela foi feita, não anula o fato de que ela é real. Vivemos num mundo onde o conhecimento é encontrado tão fácil, logo, quem quer saber mais sobre o assunto ou até mesmo verificar sua veracidade, que pesquise.
De fato, não anula a veracididade do fato. Mas anula seu argumento. A não ser que você esteja numa conversa de bar ou num ambiente de família e amigos, de fato não fará muito importância se o que você fala é condizente ou não com a realidade dos fatos. Mas esses casos são exceções da nossa vida. :)
Luke escreveu:Um cético é alguém que não crê em algo a não ser que ache provas e evidências que o tornem real. Caso contrário, ele deixará de acreditar.

Já alguém mente aberta é uma pessoa que busca conhecimento de muitas áreas, não ignorando nada e nem afirmando, mas sim adquirindo informação sobre a maior parte dos assuntos.

Eita tio! Tem coisa estranha ai! Cético e mente aberta não era a mesma coisa? Veeesh
Para você, o que significar ser "mente aberta"? Significa acreditar em tudo que lhe falam? Significa procurar a verdade? Ou significa só procurar conhecimento?
Pois conhecimento falso existe em qualquer lugar. Você, então, deve ter uma visão crítica para não se alienar. O cético faz justamente isso.
O seu conceito de mente aberta é falho e contradizente, pois se um "mente aberta" acredita que Deus existe pois leu um artigo que afirma isso, mas aceita que Deus não existe pois leu outro artigo que afirma isso... No que ele vai acreditar? O cético partiria do princípio de que o mais provável, lógico e bem fundamentado artigo deve (talvez) ser o que fala a verdade. O "mente aberta" faria o que? Se não é cético, não segue seus princípios, portanto ocorre uma contradição...

Ou seja, pelo jeito onde tem coisa estranha é na sua concepção de ceticismo e mente aberta, e não na minha.
Luke escreveu:Rapaz, haha, eu não disse que não acredito em evolução. Eu disse que creio que a civilização humana, com todas as suas grandezas, tecnologias, culturas, contatos sociais etc não pode ser algo criado pelo simples fato de o ser humano ser mais evoluído mentalmente do que os outros animais.
Você comete uma contradição nesse ponto. Como não pode? Se é justamente isso que o evolucionismo dita, e você acredita em evolução, como não pode? Talvez você só acredite em evolução de outras espécies e eu interpretei errado seu comentário, nesse caso faria mais lógica.
Luke escreveu:Você disse que o que difere o "homo sapiens sapiens" das outras espécies é o fato de que ele "sabe que sabe", certo? Então, porque não existe animais plantando? Ou animais com cultura (tradições, vestes, música)?
Pra fazer isso, não precisar "saber que sabe", basta saber, basta pensar.
Eu não acredito que eu li isso. Amigo, você leu o trecho em que eu comento sobre a seleção natural? É exclusivo do ser humano tais habilidades citadas por ti, pois havia necessidade de desenvolvê-las e portanto foram desenvolvidas. (Veja bem, não estou falando de uso e desuso. A habilidade cognitiva humana não foi desenvolvida porque ele queria ou precisava, mas pela seleção natural. A habilidade de plantar, falar, criar culturas, religião etc., é advinda dessa nossa grande capacidade cognitiva.)

Só um questionamento rápido que me surgiu: você aparenta se achar tão grande e especial por simplesmente conseguir pensar logicamente, correto? Deixa eu te dar um toque de realidade: você não é nada comparado ao resto do universo, sua consciência não faz diferença alguma.

Você realmente acredita em evolução? Já procurou estudá-la? Descobriria que para sermos o que somos, demorou dezenas de milhares de anos. E que, se não fosse pela inferioridade de outras espécies semelhantes a nossa (tal como o Neardental), teríamos até hoje tais espécies vivas, pensantes como nós. (Aliás, até temos pessoas hoje com sangue de Neardental. Talvez ocorreria uma miscigenação gigantesca que acarrateria no fim dessas espécies, de qualquer maneira.)

"Por que não existe outros animais plantando?" Pois tais não necessitam plantar para sobreviver. (Nem nós precisávamos, aliás.) Eles evoluíram para um lado mais distinto do nosso.
Luke escreveu:Beleza véi, agora me diz, com todo o conhecimento que eu sei que você tem, durante toda a história, desde os primórdios do universo, há 13,7 bilhões de anos atrás, existiu uma espécie — comprovada com fatos, é claro — que teve a capacidade de "saber que sabe"?

Pelo que eu sei, com minha pouca experiência e sabedoria, é que não existe outro além do ser humano. Logo, é muito mais lógico pensar que o "homo sapiens sapiens" é o único que pode e faz isso.
Qual a lógica de pensar que só o Homo sapiens sapiens pode "saber que sabe"? Tendo em base toda a evolução e tal. É, óbviamente, lógico, do ponto de vista criacionista, pensar assim, mas não do ponto de vista evolucionista.

Sobre a sua pergunta, não posso respondê-la com exatidão, pois não estudei muito sobre os nossos ancestrais. Mas há grande possibilidade (baseado no cérebro deles) de que eles poderiam saber que sabem, ou ao menos estavam propícios a isso. Principalmente aqueles mais próximos de nós. (Como o Neardental que já desenvolvia ferramentas para caça como nós.)
Luke escreveu:Pra mim, força superior é algo pensante e inteligente. Já a natureza não é assim. É mais crível algo pensante guiar uma espécie pelas eras do que a natureza, que é puro acaso.
É mais crível, de fato, a primeira vista (mas não para a matemática). Só que não estamos falando de credibilidade, só de fatos. Quando provarem que Deus (ou outro algo pensante e inteligente) existe, talvez essa seja a resposta mais plausível. Mas olha! Que surpresa... Ele ainda não foi provado.
Luke escreveu:Então, se eu quiser participar de uma discussão, eu não posso dar a minha opinião somente pelo simples fato de eu não ter certeza dela? Bom, então 90% do fórum vai parar de discutir, porque a maioria comentou o que ACHA. Véi, isso é normal '-'
Você não entendeu. Exemplificando: eu não posso simplesmente talvez acreditar ou talvez não acreditar em algo, talvez achar plausível ou talvez não achar plausível. Isso não existe, percebe?
Se outro usuário faz ou deixa de fazer isso, não é da minha conta, pois agora o meu foco é nessa discussão.



Ufaaa! Cansei escrevendo tudo isso...
Mas é uma ótima discussão. Estamos precisando urgentemente de mais discussões do tipo nesse fórum.

Recomendo-te, se gostas de podcasts, ouvires o Nerdcast sobre seleção natural e seleção artificial do Jovem Nerd. É bem esclarecedor!

Raftyu157
VIP
VIP
Mensagens: 2987
Registrado em: 08/05/2011 02:12
Sobre: Corinthians ate o fim, sou des q eu nasci ate hj e sempre.
Cor de Fundo: 0000FF
Imagem de Fundo: http://www.zuil.com.br/wp-content/uploa ... per_04.jpg
Localização: Dominando a América e o México dos humanos
Contato:

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por Raftyu157 »

Para lugar algum, vamos fazer uma experiência...

Feche os seus olhos, respire, se concentre e comece a imaginar vc morrendo e fechando os olhos com tudo ficando embaçado, imagine você saindo do seu corpo e brotando em algum outro lugar divino com um cara barbudo bonzinho(ou uma luz que faz o bem) e agora imagine você brotando em um lugar em chamas com um cara com um **** pontudo e com chifres, e ele é o vilão...

Realmente da para acreditar em alguma coisa dessas ?

Sei que tem gente que acredita que existe vida após a morte sériamente, mas tem muita gente por ai que só acredita ou quer acreditar por medo, então encare os fatos, quando você morrer já era...

Na minha opinião inferno, paraíso, e sei lá o que for, é história e pura ficção...

Sinceramente não sei por que as pessoas falam tanto disso e tem tanta certeza que vão para algum lugar quando morrerem se nem provas que esses lugares existem temos, estão escritas em livros ou um livro( Não sei ) que fala de um dragão de 7 cabeças ( Acho que são 7 ) que é do mal e um anjo ( Humano com asas com poderes divinos ) o enfrenta. E que um barco de madeira carrega todas as espécies de animais e sobrevive a uma catástrofe global que nem com nossas tecnologias provavelmente sobreviveríamos ( só se o governo tiver alguma coisa escondida )

A história da mula sem cabeça e a história que pessoas tem como modo de vida e tem até profissão para isso tem uma semelhança, são ficção...

Tudo o que eu disse é minha opinião, não me julgo como correto, mas não posso escrever sem falar o que penso, preciso me expressar...

OsmundSaddler
VIP
VIP
Mensagens: 378
Registrado em: 04/10/2011 19:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://semradar.com.br/wp-content/uploa ... aper-1.jpg

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por OsmundSaddler »

Nós vamos para o além, oras

Courier6
Difficulty: Hard
Difficulty: Hard
Mensagens: 336
Registrado em: 15/07/2013 20:29
Sobre: LEGENDS NEVER DIE
Cor de Fundo: 0000FF
Localização: knoxx

Re: Aonde a gente vai quando morre?

Mensagem por Courier6 »

Só walltext nessa thread, pqp

Responder