CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Série Call of Duty, discutam aqui.
Responder
Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por Stiglitz »

Bom galera, esses dias eu andava pensando nos games da geração passada com uns amigos quando fui na casa deles, e ai veio a discussão sobre CoD. Depois de pensar bastante, resolvi compartilhar com vocês a minha opinião. É um pouco grande, pois envolve todos os jogos da franquia. E na moral, leia quem quiser, quem gosta da série nem recomendo ler. Não comente coisas como "nem li, mas curto cod".

Já lembrando que essa é minha opinião, não condiz com a realidade para outros!!
E também lembrando que TEM SPOILER!

P.S: as notas das críticas foram para as plataformas PC.

Quem nunca ouviu falar sobre CoD? Muitos amam o jogo, outros odeiam, outros acham muito arcade, outros acham o multiplayer o melhor de todos... Mas com certeza, com todos os seus defeitos e qualidades, CoD é um jogo que de certa forma, marcou a geração passada.

Tudo começou nos jogos de PS2

Pra falar verdade eu nunca joguei CoD de PS2. Sempre atentei mais aos MoHs. Frontline, European Assault e Allied Assault foram uns que eu zerei no PS2 (e continuo até hoje lol). Mas sempre tinha ouvido falar de CoD. Não sei se os de PS2 são bons (são? quem jogou, dê a opinião), mas como muitos outros games na época, eles foram esquecidos pelo grandioso GTA:SA que faz sucesso até hoje. Mas bom, como dizem, CoD foi uma boa franquia da segunda guerra na geração PS2.

2007, a revolução
CoD4: MW - nota nas críticas: 92/100 - jogadores - 8.4/10

Em 2007, um ano depois do lançamento do Xbox 360 e dois anos do PS3, a Activision juntamente com a Infinity Ward lançaram um novo game: Call of Duty 4: Modern Warfare. O jogo abandonava a temática da segunda guerra e se voltava para os dias atuais, num cenário moderno. O enredo parece clichê: russo (zakhaev) tenta criar uma guerra e americanozinhos (price e c.i.a) bons vão lá e salvam. Sim, pode até ser, mas até aquela época os FPSs eram TODOS da segunda guerra. Nunca tinha visto um sobre guerra moderna. Mas então as pessoas odiaram a história? Não. Simplesmente amaram. Os personagens interagiam, tinham carisma. Dava uma angústia na hora em que um personagem morria. Eu não gosto dos CoDs atuais, mas CoD 4 foi ótimo. Ai vêm o quesito gráficos. Para a época, era lindo. Quem jogou teve a mesma sensação de quando as pessoas viram uma televisão em cores pela primeira vez. E não é só isso. A jogabilidade para os jogos da época eram simplesmente incríveis. Você podia mirar com a mira de ferro (antes não dava, a arma ficava parada), correr, deitar, rastejar, e tudo mais. Equipamentos variavam de submetralhadoras á rifles de precisão e lançadores. Tinha uma variedade incrível de granadas e equipamentos, além de recompensas por mortes. Era P-E-R-F-E-I-T-O. Não é pra mais que o jogo ficou tão popular. Em 2007, as pessoas ainda tinham muito PS2 e os novos consoles não tinham se popularizado. Mas mesmo assim, CoD 4 marcou o início dessa era.

2008, o ofuscado
CoD: WaW - nota nas críticas: 83/100 - nota dos usuários: 7.3/10

Com os grandes lucros da empresa, a Activision resolveu fazer um jogo da segunda guerra mundial com a nova engine revolucionária de CoD4 (sim, era revolucionária, BF3 só veio ser lançado em 2011). O jogo se chamaria World at War e se focaria no teatro europeu da segunda guerra. Eu particularmente AMO estudar a segunda guerra (NÃO CONFUDAM COM GOSTAR DE GUERRA!) e as histórias delas, então interessei-me pelo jogo, mas ainda não tive a oportunidade de jogar. Segundo um reviewer famoso no youtube, o Zangado, CoD WaW foi um bom CoD para os fãs da série que gostavam dos jogos de PS2. Mas o monstro Modern Warfare atropelou CoD WaW que passou meio "despercebido" pelos jogadores casuais. Isso teve efeito até nas críticas com uma nota mais baixa. Mesmo assim, CoD WaW foi um prato cheio para os fãs de PS2.

2009, o ápice
CoD: MW2 - nota das críticas: 86/100 - nota dos usuários: 3.9/10

A Activision percebeu que a série Modern Warfare teria futuro, e resolveu dar aos novos fãs da série, a continuação de CoD4 com um "novo" multiplayer. Daí saiu MW2. Eu confesso que, eu joguei todos os 3 jogos da série Modern Warfare e zerei os 3, e o melhor ao meu ponto de vista foi o MW2. Mas a partir dele, os usuários mais antigos começaram a ficar bravos, pois CoD estava se tornando um jogo anual, arcade e sem mudanças. Eu acho que jogos anuais sempre viram um lixo (com excessão de AC, que foi realmente um lixo no III mas esse ano conseguiu se recuperar com IV), mas não MW2.
Bom, a história continua os eventos de CoD 4, agora com uma nova ameaça chamada "Vladimir Makarov", um soldado de Zakhaev que morre em CoD 4. A história, é o mesmo clichêzinho: americaninho mata russo mal. ATÉ UM CERTO PONTO. No fim do segundo ato, ocorre uma tremenda reviravolta. Coisa que eu realmente não esperava na primeira vez que joguei. E foi aquela reviravolta que deu MW2 ao meu ponto de vista, o melhor CoD dessa geração. Price não morre no 4, retorna em MW2 e você é traído pelo seu próprio general, e tem uma ajuda indireta do "vilão" principal para achá-lo, depois que supostamente mata dois amigos seus. Sério, na hora que isso aconteceu, minha cabeça quase explodiu (metáfora, pra os desavisados). A história no final FOI MA-RA-VI-LHO-SA. Me lembro até hoje a frase do Nikolai depois que o Shepherd morre: "Da, I know a place", e vocês 3, Price, Soap e Nikolai entrando no helicóptero. E a música no final que combinou muito com o tema. Sério, tive vontade de mandar uma carta para a Actv parabenizando pelo enredo e pela trilha sonora. O jogo estava espetacular. E eu queria mais. Queria mais história como MW2
Quesito gráfico, estava melhor que os anteriores, e o multiplayer tinha sido melhorado com umas fases ótimas. Dava gosto de pegar a M107 na fase Afghan e ficar lá parado, de sniper. Eu joguei tanto mw2, mas tanto, que em 2 anos, acumulei quase um mês de jogatina contando mp com sp. O jogo foi revolucionário. Todos os fãs casuais gostaram. Quem não gostou foi os fãs mais antigos da série. E bem nessa época, o Xbox 360 explodiu nos EUA, assim como o Youtube entrava numa época mais movimentada. O jogo ainda quebrou vários recordes. E, infelizmente, a partir de MW2, todo CoD quebra recordes todo ano.

2010, o começo do fiasco
CoD: BO - nota das críticas: 81/100 - nota dos usuários: 4.7/100

A partir de 2010, bem no começo, CoD já era muito popular, mas ficou muito mais. BF: BC2 era nada comparado á CoD. E a Actv que não é boba nem nada, nesse mundo capitalizado, lança sua mais nova arma. CoD: Black Ops. A partir desse, até os fãs casuais começaram a se perguntar. A engine não mudava, e a Actv só prometia. Gráficos eram o mesmo. Multiplayer idem. Enredo mais clichê que nunca. O jogo se passava na Guerra Fria, e os protagonistas eram americanozinhos tentanto assassinar Fidel Castro. E blábláblá. Tomos sabemos que esses enredos são baseados nas "guerras econômicas" dos tempos modernos. Nos jogos, o inimigo do passado é Alemanha, do presente a Rússia e do futuro a China. Se você estuda história, geopolítica ou tem senso de ler um jornal, sabe do que eu falo. Pois bem, a história era agora mais clichê que nunca. Multiplayer continha mais bugs que nunca. Mesma jogabilidade. Gráficos a mesma coisa, dessa vez sem melhoras ao meu ponto de vista. Notas caindo. Tanto de fãs casuais como de reviews. Mas o poderoso YouTube ajudou a franquia. A partir de 2010, ficaram famosos os canais de gameplay. E os vídeos de CoD aumentaram. E então surge um novo grupo: Fanboys. Em sua maioria, crianças que idolatram o jogo como um deus. Deus no céu, CoD na terra. E se falarem mal, ou que BF tem um multiplayer melhor, é "ah, você não sabe "rushar" - "bf não dá pra x1" - "mapa enorme da pra fazer nada" e outro festival de baboseiras. Em minha opinião, a partir deste jogo, CoD começa a ficar deplorável. Tanto história como multiplayer, que já está ultrapassado. Mesmo assim, quebrou recorde de vendas. A maior evolução de CoD em BO foi o modo zumbi que agradou bastante gente, inclusive a mim.

2011 - morre a série Modern Warfare
CoD: MW3 - nota das críticas: 78/100 - nota dos usuários: 2.4/10

Eu pedi, eu pedi, e fiquei ansioso até novembro de 2011 para jogar. E no final, me decepcionei. Dou graças a deus que não conhecia Steam nessa época, se não poderia ter feito a besteira de gastar 109,99 nisso aqui.
No fim da história do MW2, price, soap e nikolai vão para um helicóptero. Soap ferido, nikolai diz que conhece um lugar, e acaba. PODERIA TER ACABADO AÍ. Se a Actv fosse esperta, poderia ter acabado aí. Assim, deixaria a mente dos jogadores continuar a história dos 3 em sua própria mente, e criar especulações. "O que aconteceu com os 3?" - "Ghost realmente morreu?" e afins. Seria um MacGuffin, um final inesperado, aberto para o visualizador pensar, como em Pulp Fiction (o que havia na maleta de Marsellus Wallace?) ou No country for old men (Chigurh matou a mulher de Llewellyn?) Eu gostaria de que tivesse sido assim. Se MW3 não tivesse saído, a série MW seria perfeita. Mas não. A vontade da Actv de monetizar era maior. Resultado: História clichê que destruiu a série, matou vários protagonistas, multiplayer com armas horríveis, mapas horríveis. Armas sem recuo nenhum, desafiando leis da física. Confesso que me diverti um pouquinho jogando MW3. Mas foi uma decepção em tanto. Não chegava aos pés dos MWs anteriores. E realmente a série morreu. Não há como criar uma sequela. Todos estão mortos. Menos Price. Idem a BO, mais recordes quebrados, mais pessoas odiando, mais fanboys amando. E nesse ano, lança BF3. os fãs casuais agora migraram, e são fãs de BF.

2012 - a tentativa de dar a volta por cima
CoD: BO2 - nota das críticas: 74/100 - nota dos usuários: 3.6/10

Não joguei a campanha de BO2 e nem pretendo. Joguei umas poucas fases na casa de amigos, e um pouco do multiplayer na free weekend da steam. Dentre BO e BO2, prefiro mais esse. É ainda clichê e a mesma coisa, mas a história inovou UM POUQUINHO, 0,00000001%. O multiplayer está melhor que MW3 sim, dá pra jogar casualmente com amigos no Xbox, e houve umas inovações nas armas. Mas o gráfico a mesma coisa, jogabilidade também, armas sem recuo, e essas coisas. A história é um misto de guerra fria com guerra fria moderna, tanto é que há fases em 1970 e 2025. Mas sério, vi uns vídeos e pra mim é só uma tentativa de dar a volta por cima. E a treyarch escolheu um enredo bem filme americano. Envolveu não Rússia, não China, mas as duas ao mesmo tempo, inimigas dos EUA. E além disso, Woods está vivo, o que seria meio improvável. Não gosto de CoD desde o BO (1) e esse não foi diferente. Idem á os outros, prêmios, ódio e idolatração por fanboys. Também trazia o modo zumbi de volta, com uns upgrades, bem casual também

2013 - o reciclado
CoD: Ghosts - nota das críticas: 68/100 - nota dos usuários: 1.9/100

Esse aqui, foi literalmente reciclado. E muito mal feito. Pesa muito mais que todos os outros, com gráficos da mesma qualidade, o mesmo problema de armas sem recuo, mapas pequenos, e essas coisas. Infinity ward prometeu uma ENGINE TOTALMENTE NOVA. Convenhamos, que a única coisa nova lá foi o Riley (nem ele se considerar que no CoD 4 existe um killstreak de cães). História parece uma nova coisa, em vez de russia, alemanha ou china, agora é a "federação", países da américa do sul. Se alguém estuda, saberá que é a "federação" é a venezuela, que aparentemente "conquistou" toda a américa do sul e agora se volta contra os EUA. E no final, americanozinhos bons, venezuelanos ruins. O mesmo clichê com um país diferente.
E dessa vez a coisa foi horrível: armas que atiram no espaço (quem não sabe o porquê de eu achar isso absurdo, estudem combustão) e cutscenes recicladas do mw2 (http://www.youtube.com/watch?v=ezuDHfDhrP0). Multiplayer, que acham que inovaram com personalização de soldados, mas é só mais uma jogada. IDEM NOVAMENTE, prêmios, ódio e adoração. Com o novo modo extinção presente, não joguei ainda, mas não deve ser mais que o modo zumbi com alienígenas, comprovando ainda mais a reciclagem e o mercenarismo da actv.

E agora, o que vêm pela frente?

CoD foi revolucionário até MW2, a partir de BO houve muita repetição e mercenarismo por parte da Actv, e já em 2010 a engine de CoD era ultrapassada (em BF:BC2 já havia balística e superfícies quebráveis). Continuou assim por mais anos, e foram lançados BF3 e BF4 que simplesmente destruíram o multiplayer de CoD com suas engines cheias de paredes que quebram, balas que sofrem efeito de gravidade, clima que muda, e muita coisa. "Mas CoD é arcade, BF é praticamente um simulador!" Sim, mas eu digo sobre engine. E em 2013, CoD:G se superou. Acho que foi o pior dos CoDs, seguido por MW3 que matou a série MW, depois BO(1) e então BO2. Antes de BO(1), CoDs foram espetaculares, após, horríveis. Mas o que vem pela frente, não se pode saber. Se CoD continuar, uma hora pará de vender e a Actv irá falir (dado que seu lucro bruto é praticamente de CoDs). Os fanboys algum dia abriram os olhos. Massa manipulada sempre abre o olho (é só ver o exemplo do nazismo e suas propagandas.) E quando esse dia chegar, ou CoD ruirá, ou mudará. Para melhor. Espero que para melhor, sim. Mas enquanto isso, CoD continuará a mesma coisa desde 2009.

Agora, deem vossas opiniões!

BlackHDz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3793
Registrado em: 07/07/2009 18:45
Cor de Fundo: 333333
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por BlackHDz »

Acredito que já tenha dado minha opinião nesse tópico aqui:
viewtopic.php?f=112&t=16876

E quanto a gráficos e o jogo não inovar, sinceramente não estou mais me importando com isso, acredito que em um jogo como o CoD o pessoal deva privilegiar a diversão, aliás, a diversão o motivo pelo qual a série tem tantos jogadores.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por Stiglitz »

Bom, se você quer levar em conta o quesito diversão, além de ser a mesma coisa desde 2009 o multiplayer, a cada novo CoD tem armas "preferidas" dos jogadores, aquelas que não tem recuo e todos usam, inflando servers com uma arma só (mesmo mw2 sendo bom, isso começou nele, com a ACR e UMP-45), os mapas estão cada vez menos estruturados, tudo reciclado, o respawn é horrível, killstreaks bons exigem bastante mortes, e etc. E isso não é divertido.
E não necessariamente a série tem tantos jogadores por causa da diversão. Pra mim isso se chama massa manipulada por modismo e canais de youtube que fazem gameplays e idolatram o jogo.
E se você percebeu, a série tem jogadores, mas a cada novo título, o anterior fica vazio em seu multiplayer, o que indica uma manipulação maior ainda para adquirir "o novo, melhor e ótimo Call of Duty" que na verdade é a mesma coisa com uma históriazinha diferente e outras texturas.
Outro ponto é que a Actv é mercenária. Claro que o jogo tem que melhorar, mesmo se já está ótimo. Tem de dar aos seus jogadores a melhor coisa possível. Além de ser copias todo ano, os preços são absurdos. Verifiquei na Steam e os CoDs estão assim:

- 4, WaW, MW2: R$ 34
- BO: R$ 69
- MW3: R$ 99
- BO2 e Ghosts: R$ 109
- Qualquer DLC de mapas de qualquer jogo: R$ 31

em 2012 MW2 estava 69, BO 99 e MW3 109, ai quando lançou BO2 MW3 ficou 99, BO 69 e MW2 34, assim como o 4 e o WaW. Mas quando lançou Ghosts ano passado, nenhum abaixou, e pela lógica MW3 ficaria 69, BO2 99 e BO 34. Isso só prova que a Actv não tá nem ai para clientes e só visa lucro.
Editado pela última vez por Stiglitz em 20/01/2014 18:03, em um total de 2 vezes.

BlackHDz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3793
Registrado em: 07/07/2009 18:45
Cor de Fundo: 333333
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por BlackHDz »

Ai acho que vai de cada um mesmo, eu pelo menos consigo me divertir com o jogo do jeito que ele é.

Free Bird
VIP
VIP
Mensagens: 1396
Registrado em: 13/05/2012 15:41
Cor de Fundo: B22222

Re: CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por Free Bird »

Os CODs de ps2 são legais(não como os MOHs) com exceção do COD World at War, o WaW no ps2 é horrível.

Os CODs sempre trazem uma boa história e missões que ainda me divertem, mas ao mesmo tempo fico decepcionado por não inovarem no gráfico e na jogabilidade, com o tempo fica até enjoativo jogar.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por Stiglitz »

Pra mim a história de CoD morreu no MW2. Nem sempre traz uma história boa não. Mesmo que tenha reviravolta. CoD:G não teve uma história boa, nem MW3. Ao meu ponto de vista, nem BO. BO2 foi razoável

MCDERY
Difficulty: Medium
Difficulty: Medium
Mensagens: 145
Registrado em: 06/07/2010 21:31
Sobre: Eu gosto de games,se você não gosta,clique na seta superior esquerda e volte para o seu facebook.
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por MCDERY »

Já joguei a história do COD Ghosts,não achei ruim,e aconselho você,se espera que a história de COD saia do clichê,desista.Por mais que eles mudem uma coisa ou outra,dificilmente o principal irá mudar.Sempre irão ser os americanos bonzinhos salvando a pátria dos malvadões.Pelo menos,no Ghosts,houve um foco também nas relações entre os personagens,já que,para quem não sabe,os protagonistas são um pai e seus dois filhos,embora você não chegue a controlar todos.Confesso que certos acontecimentos já eram esperados,mas ao menos a história te prendia por um ou outro motivo.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por Stiglitz »

Sim MCDERY, não espero que mude nunca. Mas recentemente eu li o livro Battefield - O Russo que peguei emprestado de meu amigo. Não sei a história do jogo é igual a do livro porque nunca zerei a campanha, mas se for a mesma ou parecido com o livro, dá de 10 a 0 em CoDs. No livro, nem Americanos são bonzinhos, nem Russos são vilões, mas os políticos de ambos os país e a ambição dos mesmos pela "Nova Ordem Mundial" (Não tem nada a ver com Illuminatis!). Isso pra mim é um enredo muito melhor e mais plausível que os de CoD. Mas repito: é o livro, não o jogo.
Sobre as relações, pode até ter parentesco, mas nada supera o carisma de Price com Gaz/Soap/Griggs/Roach/Ghost/Nikolai/Yuri. Nenhuma relação superou essa em nenhum CoD. Entre todos esses aí, o mais destacável com certeza é Price/Soap. É fortemente presente em todos os MWs, e até no MW3 que foi um fail, a parte que o Soap morre é muito triste, e a reação do Price parece mesmo como um real companheiro de armas. Pode ser meu ponto de vista, mas essa relação entre o protagonista, o irmão e o pai no CoD:G é muito fraca.

MCDERY
Difficulty: Medium
Difficulty: Medium
Mensagens: 145
Registrado em: 06/07/2010 21:31
Sobre: Eu gosto de games,se você não gosta,clique na seta superior esquerda e volte para o seu facebook.
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por MCDERY »

Cara,a história do BF 3,ao meu ver,foi clichê,do jogo.Se trata de um cara querendo detonar uma bomba na cidade e você vai lá salvar o dia.Não percebi em nenhum momento o jogo apresentar um americano "ruim",no máximo um egoísta de um outro pelotão.No livro pode realmente estar diferente,e tem essa diferença de que não é só o americano tentando impedir a detonação da bomba,o tal "russo" mesmo tenta impedir porque isso geraria uma guerra entre os dois países.As informações que tenho são vagas,porque zerei o jogo há muito tempo,mas basicamente é isso.Quanto a relação,acho que foi equivocado tirarem o pai deles logo de cena,por ser um único jogo,não teve tempo de as pessoas se apegarem,ainda acho que essa relação tinha potencial.Quer um jogo de guerra com uma história que eu particularmente achei sensacional,Spec Ops-The Line.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: CoDs da geração X360/PS3 - minha opinião

Mensagem por Stiglitz »

Bom, aí não posso concordar com você... Nunca joguei BF3 então não posso dar a minha opinião.
Vou ver se jogo esse Spec Ops depois também...

Responder